Vendas Dia dos Pais 2020 : CDL Caxias do Sul projeta queda de 50%

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Vendas Dia dos Pais 2020

CDL Caxias do Sul projeta queda de 50% nas vendas para o Dia dos Pais 2020


Pesquisa de intenção de compras promovida pela CDL Caxias, realizada de 18 a 23 de julho, revela que 64% dos caxienses tiveram redução acentuada na renda por conta do coronavírus. Apenas 39% dos entrevistados pretendem presentear no domingo (09.08). Pandemia é apontada como o principal fator na redução das comercializações.

Metade dos entrevistados da pesquisa da CDL Caxias afirmaram que o coronavírus afeta muito na hora da compra. O estudo apurou, ainda, que 64% da população declarou que a renda da família foi muito prejudicada por conta da crise provocada pela covid-19.

Ainda segundo o levantamento de intenção de compras, neste ano, o ticket médio será de R$ 188 por presente. Oitenta e seis por cento devem comprar no comércio local. 49% dos participantes afirmaram que estão comprando mais através do delivery, volume direcionado para restaurantes, lancheiras e fast foods, representando 63% das escolhas. Apenas 11% dos entrevistados que passaram a consumir mais por meio da telentrega estão comprando vestuário através da internet.

Itens de vestuário e moda (54%), calçados (16%) e perfumes e cosméticos (15%) devem ser os mais procurados para o Dia dos Pais.

“O levantamento identificou a preferência por compras de artigos para frio, como casacos, pijamas, pantufas, chinelos e tênis, o que reforça que os consumidores estão buscando itens para usufruir no conforto do lar. O segmento de perfumes e cosméticos também vai ao encontro de uma tendência mundial, de que o homem está se cuidando mais”, comenta o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri.

Quase metade dos entrevistados irão parcelar as compras (18% a mais que em 2019), sendo que 40% irão dividir em três vezes. O cartão de crédito deve ser a preferência de 41% dos consumidores. A opção pelo dinheiro caiu 13% e, neste ano, deve ser escolhido por 48% da população.

“Outro fator que nos chamou atenção na pesquisa é que teve uma expressiva redução no número de pessoas que irão parcelar em seis ou mais vezes. Em 2019, 12% dos entrevistados dividiram os investimentos por longos períodos, enquanto que em 2020 isso caiu para 3%, o que demostra que as pessoas estão cautelosas diante das incertezas do cenário econômico”, analisa o gerente Administrativo Financeiro.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada com 384 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul, durante o período de 18 a 23 de julho. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Destaques da pesquisa:

• 39,32% devem presentear neste Dia dos Pais (em 2019 eram 63,68%);
• 66% dos presentes serão destinados aos próprios pais, seguido de marido/namorado (23%) e de sogro (7%);
• 90% vão agraciar como demonstração de amor e gratidão;
• 86% dos consumidores vão adquirir produtos/serviços no comércio local;
• 71% dos entrevistados consideram importante priorizar o comércio local em meio à crise econômica, sendo que 28% adquirem produtos exclusivamente apenas na cidade;
• 90% dos entrevistados disseram que suas compras para a data serão afetadas pelo coronavírus, sendo que 50% alegaram que prejudica muito;
• O ticket médio deve ser de R$ 188 por pessoa;
• Vestuário e moda (53,79%), calçados (15,91%) e perfumes e cosméticos (15,15%) serão os itens mais procurados;
• 47% devem comprar na semana do Dia dos Pais (3 a 9 de agosto) e 13,4% na véspera ou no dia;
• 48,39% dos consumidores pretendem pagar em dinheiro, 40,65% no cartão de crédito e 7,10% no cartão de débito;
• 89,40% pesquisam produtos e preços antes de adquirir, sendo os principais canais os sites das lojas (36,25%), sites de buscas (26,25%) e mídias digitais, como Facebook, Instagram e WhatsApp (21,25%)
• Entre os fatores que ajudam na decisão de compra estão a opção de atendimento digital ou por telefone (15,77%), entrega a domicilio (15,21%) e identificação clara dos preços (13,80%);
• Além do presente, 86,21% pretendem fazer um almoço especial em casa e 10,34% devem ir fazer a refeição em restaurante;
• 64,38% dos entrevistados disseram que a covid-19 afetou a renda da família, 20,84% afirmaram que prejudicou um pouco e 14,78% disseram que não foi impactada.