Coronavirus no Brasil : notícias e atualização de casos (1°.04.20)
Na tarde de quarta-feira, havia no Brasil 6836 casos confirmados e 240 óbitos.
Todos os estados brasileiros têm casos registrados do novo coronavírus, com 20 das 27 unidades federativas reportando óbitos relacionados à doença.
164 óbitos em São Paulo, aumento de 21%, são 28 mortes em 24h. No Estado 2981 casos, aumento de 27%. 201 mortes aguardam resultados.
Brasil registrou o primeiro caso da Covid-19 em indígena. O caso foi confirmado na quarta-feira (1º.04), pela Sesai – a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Trata-se de uma mulher da etnia Kocama, de 20 anos, que vive no sudoeste amazonense. Ela é agente indígena de saúde, no município de Santo Antônio do Içá, área do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões.
Perigo real e imediato : Complexo do Alemão e Mangueira têm casos confirmados.
Hospital de campanha está quase pronto na zona oeste do Rio de Janeiro
Brasil começará teste em massa para saber número de infectados em duas semanas
Leonardo Boff : “Vocês viram alguma vez o ministro Paulo Guedes se reunir com sindicatos, movimentos populares organizados, como os Sem Terra e Sem Teto, Organismos de Direitos Humanos? Só se reúne com empresários e investidores.É a prova que este governo é de ricos para ricos.
Maia: “O Congresso aprovou a ajuda de até 1200 reais para os trabalhadores informais e mães chefes de família. O governo federal precisa correr para que o dinheiro chegue na casa dos brasileiros. Essa é a prioridade número 1 agora”.
O governo federal permite que escolas da educação básica e instituições de ensino superior não cumpram o mínimo de 200 dias letivos de aulas presenciais. A autorização foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Aumento das tarifas do Metrô Rio foi suspenso por 30 dias. O valor será mantido em R$ 4,60 por causa da crise provocada pelo Coronavírus.
* Coronavírus: padre faz confissões em “drive thru” em Santa Catarina *
Com o período de isolamento social estabelecido em Santa Catarina, para evitar contaminação pelo coronavírus, o padre da cidade de São Bento do Sul, Fábio Bosco decidiu buscar una maneira diferenciada para as confissões de fiéis através de um sistema de drive thru.
As confissões que começaram no domingo (29.03) são pela manhã e à noite, no pátio da igreja, em lugar aberto com fácil acesso de carros. O local respeita a orientação de manter distância entre as pessoas e evita a aglomeração dentro da paróquia.
* Governador crítica Bolsonaro *
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (ES), reagiu à fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que são os estados que devem pagar indenização aos trabalhadores por conta das paralisações.
“Quem tem de pagar é o governo federal. Ele que tem a capacidade de emitir título, de aumentar déficit, o governo federal tem o poder de fazer essa indenização ao setor produtivo. O Bolsonaro está falando para os seus seguidores, ele não está falando para a população brasileira. Bolsonaro não tem sido um líder do Brasil, ele tem sido um líder dos seus seguidores. É diferente dessa função nobre que tem que exercer um presidente da República”, afirmou Casagrande à Folha de S.Paulo.
*Aprovado: dispensa de atestado em casos de coronavírus* O atestado médico não será necessário nos casos de quarentena de sete dias para o trabalhador contaminado pelo coronavírus ou que tenha tido contado com algum doente, mas é preciso avisar o empregador.
*Liberado o uso da telemedicina durante a pandemia* O atendimento médico pela internet foi aprovado, neste período de calamidade pública. Depois, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vai ficar responsável pela regulamentação da atividade.
*R$ 2 bilhões para santas casas* Repasse foi aprovado pelo Senado e os recursos poderão ser usados na compra de medicamentos e equipamentos, no pagamento e na contratação de funcionários e nas reformas para ampliar leitos.
Governo publica MP que suspende reajuste dos preços de medicamentos por 60 dias
- Editorial * Bolsonaro. Presidente polêmico. Promove mortes premeditadas ao defender o funcionamento de atividades econômicas, vai contra as orientações da OMS, retarda ações do Governo Federal para trazer mais intranquilidade e publica FakeNews sobre desabastecimento. Até quando os poderes e o Brasil irá suportar?