Selo ‘empresa livre de covid’ garantiria qualidade e tranquilidade às compras dos consumidores
Produtos produzidos e embalados em ambiente livre do Covid-19 teriam selo garantindo qualidade e tranquilidade ao consumidor que deve estar informado sobre a notificação de coronavirus em empresas. Assim, informado, terá mais elementos no momento da compra. Poderá decidir se comprar ou não produtos produzidos por estas empresas. O selo ‘Empresa Livre de Covid’ também é um instrumento de prevenção.
O frigorífico JBS Aves Ltda, de Passo Fundo, teve sua interdição restabelecida, conforme decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT), na noite de sexta-feira (08.05.20).
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) deferiu o pedido de liminar em mandado de segurança, impetrado pela procuradora Márcia Bacher Medeiros, contra ato do juiz titular da 2ª Vara do Município, Luciano Ricardo Cembranel.
O desembargador Federal Marcos Fagundes Salomão restabeleceu a paralisação total das atividades do frigorífico, imposta pela Inspeção do Trabalho, até que a empresa comprove atendimento rigoroso e integral do que lhe foi determinado. Caso a liminar não tivesse sido cassada pela liminar do desembargador, o retorno dos empregados na JBS ocorreria no sábado (09.05.20)
A pena de multa pelo descumprimento é de R$ 10 mil por dia e por empregado, sem prejuízo de outras medidas que visem dar efetividade a decisão, em caso de funcionamento sem cumprir as exigências do Auto de Interdição. A empresa tem 2.625 trabalhadores. A JBS de Passo Fundo interdidata em abril, possui 2.625 funcionários e soma 62 casos de Covid-19 dos quais 16 se encontravam hospitalizados até quinta (07.05.20)
Ainda existem 11 contatos próximos confirmados, seis mortes de parentes dos empregados e 284 empregados com sintomas da doença.