Joialerismo Expo
20 designers farão parte do evento, que terá ainda palestras e workshops
O Joialerismo Expo é um encontro que busca facilitar as relações comerciais do mercado joalheiro do Rio de Janeiro com a venda direta do produtor para o consumidor, com preços mais acessíveis e sem intermediários. O evento também dá vez para novatos no mercado, como os alunos da EBJ – Escola Brasileira de Joalheria.
Novidades dessa edição, as palestras/workshops terão espaço na programação. São elas: ‘Mídias Sociais’ (14h às 15h), com Lu Lopes; ‘Introdução à Gemologia’ (16h às 18h), com Thiago Leite; e ‘A Importância do Desenho Artístico na Indústria Joalheira’ (18h às 20h), com André Faria.
“O conteúdo da palestra será sobre as principais gemas utilizadas no mercado joalheiro e suas principais características (dureza, raridade, variedades, tipos de tratamento, sínteses e cuidados que devem ser tomados na utilização de cada uma delas). Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de pedras preciosas do mundo, o conhecimento sobre elas ainda é muito básico mas extremamente necessário. Por muitas vezes uma gema pode valer centenas, milhares, até mesmo milhões de vezes mais que o metal utilizado pra fazer a joia”, explica Thiago.
Além das palestras, um ourives estará à disposição para pequenos reparos. Para comer, área de alimentação com sanduíches (Macho Gourmet), vinhos (Wine It), entre outros.
O Joialerismo Expo se tornou um dos eventos mais disputados entre o público consumidor de novas tendências de joias e moda/acessórios. Com curadoria e produção da ourives e designer Livi Pires, o Joialerismo, que chega no próximo sábado, dia 08/12, ao Spazio26Rio, valoriza a produção artesanal e o consumo consciente. Alguns expositores usam material reciclável e produtos como madeira em suas joias.
.
.
“Estamos em uma onda de valorização de pedras brutas: citrinos, ametistas e até diamantes brutos tem feito parte de coleções de algumas marcas. Mas a joalheria é muito independente da moda nessa questão, principalmente no Brasil onde temos uma variedade de cores de pedras que nos possibilita coleções divertidas”, diz Livi, uma das maiores agitadoras do mercado joalheiro independente do Brasil, com mais de 15 anos de joalheria. “Com relação à venda, o cliente se preocupa mais com a procedência do metal, das pedras utilizadas na produção. O fato do produto ser autoral também conta muito”, completa Livi.
Além de Livi, os seguintes expositores participarão do Joialerismo: Ana Zulma, Vírginia Cheve, Regina Cerucci, Atelier Sog, Carlos Herrera, Ana Cunha, TRE Joalhera, Livia Costa, Luana Loureiro, Célia Mil, Fernanda Filppis, Alice Lobato, Feitiço da Raposa, Luíza Coelho, Verônica Torres, Cinthya Teixeira, Livi Pires, 950 For Men e Alunos da EBJ.
“Um evento exclusivamente de joias agrega mais valor à nossa marca. Ele concentra a atenção do visitante unicamente em joias. Além disso, reune diversas marcas que têm o mesmo cuidado com o apresentam; marcas que levam consigo o conceito da joia autoral, feita a mão, e que têm um porquê de existirem. Gosto de fazer parte desse evento, pois ele enriquece ainda mais o meu trabalho”, diz a expositora Alice Lobato.
“Mais que só um espaço para a venda de joias, o Joialerismo está fazendo um trabalho muito importante apoiando os pequenos empreendedores que trabalham com processo totalmente manuais, permitindo a preservação de diferentes técnicas de joalheria que estão sumindo pela pressão dos processos de produção industrial”, analisa Carlos Herrera, colombiano que faz filigrana, um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho.
O ano de 2018 foi de muito trabalho para Livi: em abril criou o co-working para joalheiros METAL e em setembro participou da feira Bijorhca, em Paris, com a EBJ. “A escola, que criei em 2015, foi convidada para fazer parte do Village Ècoles, um pólo voltado para as escolas de joalherias. A EBJ era a única escola estrangeira, uma honra para nós que com apenas 3 anos estávamos ao lado de instituições com mais de 100 anos existência”, conta Livi. “Levamos o trabalho de 9 alunos, cada um deles desenvolveu uma coleção própria para apresentação. Foram 4 dias de evento e várias oportunidades foram alinhadas para nossos alunos e para a EBJ. Em 2019 faremos mais um intercâmbio, agora na França”.
.
.
.
Joialerismo Expo – 6a. edição
:: Sábado, dia 08 de dezembro de 2018, de 12h às 21h
:: Entrada gratuita
:: Local: Spazio26Rio ( Rua Real Grandeza, 26 – Botafogo ), Rio de Janeiro / RJ
:: Contatos e informações : (21) 2537-6576 Spazio26Rio ( http://www.spazio26rio.com.br/ )
:: Joialerismo Expo ( http://www.joialerismo.com/ )
:: Joialerismo Expo FaceBook ( https://www.facebook.com/events/349224395888537/ )