Flash News Brasil: edição manhã de sexta-feira (12.06)

Coronavírus no Brasil
Coronavírus no Brasil
Coronavírus no Brasil

Flash News Brasil: edição manhã de sexta-feira (12.06)


Na quinta-feira, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Ministério da Saúde e o consórcio de veículos de imprensa divulgaram os números consolidados dos casos e mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.

O levantamento do consórcio formado por veículos de comunicação apresenta divergência com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde e o Connas. De acordo com os números do consórcio, houve 2.821 novos casos a mais e 139 novos óbitos a mais. Isso pode ser explicado pois a última atualização da imprensa foi às 20h, enquanto dos outros dois órgãos foi às 18h20 e 18h, respectivamente.

Levantamento do consórcio da imprensa

Os dados divulgados pelo consórcio da imprensa também refletem a somatória de informações oficiais disponibilizadas por cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Casos confirmados
Últimas 24h- 30.465
Total – 805.649 casos

Óbitos confirmados
Últimas 24h – 1.261
Total – 41.058

Levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Os dados divulgados pelo consórcio da imprensa refletem a somatória de informações oficiais disponibilizadas por cada um dos 26 estados e do Distrito Federal.

Casos confirmados
Últimas 24h – 30.412
Total – 802.828

Óbitos confirmados
Últimas 24h – 1.240
Total- 40.919

Levantamento do Ministério da Saúde

A pasta voltou a informar os números como feito desde o início da pandemia, após decisão do Supremo Tribunal Federal.

Casos confirmados
Últimas 24h – 30.412
Total – 802.828
Óbitos confirmados
Últimas 24h – 1.239
Total- 40.919

Os dados de quinta-feira representam um aumento de 3,9%, em relação a ontem. A atual taxa de letalidade é de 5,1%.

PORTO ALEGRE

Porto Alegre passou os 2 mil casos de pacientes residentes na capital com Coronavirus. Na quinta (11.96) foram confirmados 197 novos casos. Com isso, total de confirmados chegou em 2.047. Outros 4.514 seguem em análise e 5.294 resultaram negativo.

Porto Alegre terá 30 novos respiradores para reforçar o atendimento nos casos de Covid-19. Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde e irão equipar leitos SUS da capital.

CORONAVÍRUS POR CEP

Pesquisadores do LabCidade, da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), divulgaram uma denúncia que o Ministério da Saúde retirou do DataSUS, plataforma de dados da pasta, informações sobre hospitalizações por Covid-19 a partir do número do CEP. Segundo os pesquisadores, a retirada ocorreu dias depois que a faculdade divulgou um mapa que mostra esse exato recorte.

Em parceria com o Instituto Pólis, o LabCidade lançou um mapa interativo que mostra as hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), incluindo a Covid-19, em 25 dos 39 munícipios da região metropolitana de São Paulo. A pesquisa mapeou hospitalizações e mortes pós-internação pelos logradouros, o que permitia às pessoas verificar a situação da pandemia na sua rua, usando o CEP.

JAIR BOLSONARO

“Tem um hospital de campanha perto de você, tem um hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar”, sugeriu o presidente em transmissão ao vivo na quinta-feira (11.06)

Bolsonaro diz que vetará auxílio emergencial extra de R$ 600

Andreia Sadi: ” presidente Jair Bolsonaro admite a aliados que pode recriar o Ministério da Segurança Pública, mas ainda não definiu data. Para chefiar a eventual pasta, que comandará a Polícia Federal, está cotado Alexandre Ramagem”.

ECONOMIA

O Produto Interno Bruto do grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo registra uma queda recorde de 3,4% no primeiro trimestre do ano. Os reflexos da pandemia de covid-19 foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE.

A China lidera a lista, com queda no PIB de 9,8%. Em seguida aparece França e Itália, com 5,3% de baixa no indicador. No Brasil, o PIB recuou 1,5%, um pouco a mais do que nos Estados Unidos, onde a diminuição foi de 1,3%.

FLASH NEWS

Covid-19 mata mais em 3 meses do que trânsito em todo 2019 no Brasil