Coronavírus no Brasil : país alcança 75.366 mortes e 1.966.748 casos
O número de casos do novo coronavírus no Brasil subiu para 1.966.748 e o total de mortes chega a 75.366. Os dados, divulgados na noite de quarta-feira (15.07.20), constam no painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), um sistema próprio de informações que reúne dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo.
Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 39.924 casos novos e 1.233 óbitos, segundo os dados divulgados pelo Conass. Na terça (14.07.20), o país tinha 74.133 mortes e 1.926.824 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o Conselho.
Os números compilados pelo consórcio de veículos de imprensa que monitoram as estatísticas da Covid-19 no Brasil, formado por O Globo Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de São Paulo apontam estados com alta, estável e em queda através da média móvel.
A “média móvel de 7 dias” faz uma média do número de mortes entre o dia e os seis anteriores. Ela é comparada com média de 14 dias para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
Os estados em tendência de alta são: DF, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Estão estáveis: Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e São Paulo.
Já os em queda são: Amapá, Pará, Acre, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.