Flash News Brasil: edição da manhã de sexta-feira (29.05)
Suspensa visitas, atendimentos de advogados, atividades educacionais, trabalho, assistências religiosas e escoltas realizadas nas Penitenciárias Federais do Sistema Penitenciário Federal do Departamento Penitenciário Nacional como prevenção e controle do Coronavírus
Brasil tem 1.156 mortes e recorde de registros de novos casos de covid-19 em 24 horas, com 26.417 pessoas infectadas. País acumula 26.754 mortes e 438.238 casos, após terceiro dia consecutivo com registro de mais de mil mortes.
São Paulo registrou um novo recorde na contagem diária de novos casos confirmados de covid-19, com 6.382 pessoas infectadas. O total de casos no estado aumentou para 95.865, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
Primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, mostra que 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado.
Irritado com a ação da Polícia Federal contra apoiadores, suspeitos de espalhar notícias falsas, o presidente Bolsonaro ameaçou descumprir decisões judiciais que considere absurdas.
A PGR se manifestou contra a apreensão dos celulares de Bolsonaro e do filho, solicitada pela oposição. O presidente voltou a criticar a decisão de Celso de Mello de divulgar vídeo da reunião.
Enquanto ataca Corte, presidente se aproxima do Congresso e oferece vaga no Supremo ao PGR, que o investiga. “É a interpretação de quem conspira contra a democracia”, diz Oscar Vilhena.
Mais 2,5 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial na quinta-feira. inda tem muita pessoas esperando confirmação para poder sacar a primeira parcela do benefício.
No Paraná, milhares de funcionários públicos receberam o auxílio emergencial indevidamente.
Ao todo, são 12,8 milhões de desempregados em abril. Este número pode ser ainda maior, já que muitos trabalhadores deixaram de procurar emprego em meio às restrições.
Flash News Mundo
França reabrirá restaurantes, cafés, museus, salas de concertos e teatros a partir de 2 de junho. Região de Paris, a mais afetada pela doença, terá de esperar até o dia 22. O país é um dos mais atingidos pelo coronavírus, com mais de 28 mil mortes.
Os EUA ultrapassaram 100.000 mortos pela covid-19, longe dos 60.000 que o Governo Trump calculou em seus prognósticos mais otimistas, ou dos 58.000 caídos na Guerra do Vietnã, um trauma gravado no imaginário coletivo do país como régua para tragédias
Manifestantes incendeiam uma delegacia na cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, no terceiro dia consecutivo de protestos contra a morte de um homem negro durante ação policial. O prefeito da cidade, Jacob Frey, declarou situação de emergência e pediu apoio da Guarda Nacional.
Uma pessoa morreu durante os protestos, que se espalharam para diversas cidades do país. Em Nova York, milhares de pessoas pediram justiça em um ato que acabou em confronto com a polícia e com pelo menos trinta pessoas presas.
Os protestos começaram na segunda-feira, quando um policial branco pressionou, com o joelho, o pescoço de George Floyd contra o asfalto por sete minutos. O homem de 46 anos estava algemado e desarmado, e implorou para que o guarda o soltasse, dizendo que não conseguia respirar.
Pela primeira vez em 124 anos, a Maratona de Boston não será realizada. Os organizadores do evento anunciaram hoje o cancelamento da etapa deste ano devido à pandemia do coronavírus. A prova havia sido adiada de 20 de abril para 14 de setembro.
A Organização Mundial da Saúde já registra 5,6 milhões de casos confirmados por coronavírus. Segundo a entidade, os Estados Unidos continuam como a região mais atingida: são 1,8 milhão de pessoas contaminadas.
A Coreia do Sul – que era modelo – precisou dar um passo atrás após registrar o maior número de infecções por Covid-19 em quase dois meses. Nesta sexta a Coreia começou a retomar diversas medidas de isolamento social.