Coronavírus no Brasil e no Mundo
Notícias e atualização de casos (19.04.20). Edição da tarde
Coronavirus no Mundo
:: Confirmados: 2.374.765
:: Recuperados: 612.191
:: Críticos: 54.374
:: Mortes: 163.697
Coronavirus nos EUA
728,310 casos confirmados coronavirus e 38,424 mortos
Atualização da situação do Coronavírus no Brasil – 19/04: 38.654 casos e 2.462 óbitos. 2462 novos casos e 115 novos óbitos
O número de casos confirmados do novo coronavírus chegou a 38.654. Nove estados brasileiros já ultrapassaram a marca de mil casos.
O Governo Federal vai monitorar a ocupação de leitos do SUS e a média de permanência dos pacientes com Covid-19 na internação.
Prefeitura acelera abertura de covas em maior cemitério de São Paulo, cidade tem 1.192 mortes suspeitas por Covid-19
MP-RJ alerta que Rio está próximo do colapso do sistema de saúde.
Com UTIs lotadas, Ceará vai prorrogar distanciamento social . O Estado é o terceiro mais afetado pela pandemia do novo coronavírus no País, com 3.034 casos confirmados e 176 mortes.
O Ministério da Saúde começará a ligar para mais de 100 milhões de brasileiros para mapear a pandemia do coronavírus. O TeleSUS permitirá identificar pessoas com sintomas da Covid-19 e saber se elas estão em área de contágio.
Chega a Confins avião com mais de 10 toneladas de equipamentos para combate à COVID-19
Ronaldo Caiado: “Um em cada três brasileiros (33,5%) acima de 18 anos tem ao menos um dos cinco principais fatores associados a complicações da doença como: hipertensão, diabetes, doenças do coração ou do pulmão e ainda quem tem mais de 60 anos. É preciso, mais do que nunca, seguir os protocolos”, escreveu na rede social
O presidente Jair Bolsonaro participou de uma manifestação com apoiadores em Brasília e afirmou que vai fazer o que for necessário para garantir a liberdade da população. Bolsonaro diz que acabou a “patifaria” e que não há mais espaço para negociação. Diante de centenas de pessoas, ele discursou ao público de cima de um carro e disse que todos no Brasil têm que entender que estão submissos à vontade do povo. O presidente não usou máscara e chegou a tossir em diversos momentos do pronunciamento.
“A crise do #coronavirus só vai ser superada com responsabilidade política, união de todos e solidariedade. Invocar o AI-5 e a volta da Ditadura é rasgar o compromisso com a Constituição e com a ordem democrática #DitaduraNuncaMais”, escreveu Gilmar Mendes na rede social
Carreata pró-Bolsonaro no DF tem críticas ao STF e pedidos de intervenção. Já carreata contra isolamento social em Fortaleza pede volta do AI-5. Manifestantes expressaram insatisfação com o decreto estadual que impõe série de restrições ao funcionamento do comércio e ao convívio social.
Grupos de pessoas sem máscaras fizeram caminhada pelas ruas de Belo Horizonte na manhã de domingo
“Coronavírus: maioria defende punir quem viola quarentena”, diz Datafolha
O Cremers se manifesta contrário à MP 934/2020, que permite a antecipação da formatura de estudantes de Medicina que concluíram, no mínimo, 75% da carga horária do internato.
Em reunião do G20, Nelson Teich defende combater fake news. “Hoje você tem o número de ventiladores mecânicos que pecisa e daí você dobra a quantidade de ventiladores mecânicos o que você vai fazer com eles “, diz o Ministro da Saúde, oncologista, empresário e especialista em negócios no mercado de saúde, Nelson Teich
Crise pode jogar mais 5,7 milhões na pobreza extrema no país
Volkswagen propõe redução de 30% na jornada e nos salários no Brasil
Presos de penitenciárias e cadeias públicas em todo o Paraná já produziram, entre os dias 23 de março e 15 deste mês, mais de 69 mil máscaras, 5,2 mil jalecos, 1,7 mil “face shields” e 2 mil peças especialmente para hospitais.
COVID-19: restrições devem ser suspensas de forma lenta e controlada, diz OMS que está trabalhando com alguns países em estratégias para “gradualmente e com segurança” aliviar as restrições de movimento
India envía hidroxicloroquina a Emiratos Árabes Unidos para pacientes de COVID-19
Número de mortos em decorrência do novo coronavírus passou dos 100 mil na Europa. O continente europeu registra quase dois terços de todos os óbitos decorrentes da covid-19 no mundo. A maioria das mortes na Europa foi registrada na Itália.
Catalunha soma 8.273 mortes com coronavirus. São 206 óbitos em 24h
A Espanha registra o menor número de mortes em 24 horas desde o dia 22 de março. Foram 410 vítimas, contra 565 de ontem. O país tem o terceiro maior número de óbitos no mundo, atrás dos Estados Unidos e da Itália, e o segundo de casos, depois apenas dos americanos.
Reino Unido registra o menor incremento de mortes por covid-19 em 2 semanas
Nos EUA, quase 60% estão mais preocupados com a saúde do que com economia. Novo coronavírus está relacionado a 7 mil mortes em casas de repouso nos EUA, diz NYT
Dois anos antes da atual pandemia de Coronavírus, diplomatas da Embaixada dos EUA na China enviaram advertências oficiais à Casa Branca sobre as condições de segurança do laboratório na cidade Wuhan.
Covid-19: Turquia ultrapassa 2.000 mortos devido ao novo coronavírus
Profissão comum em Gana, o trabalho dos carregadores de caixão dançarinos virou meme internacional.
Durante o isolamento social, crianças e adolescentes podem estar mais expostos a violência. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, Disque 100!
É consenso que medidas como lavar as mãos com frequência e evitar o contato social são essenciais para evitar o CoronaVirus