Notícias Rio Grande do Sul
Casos e mortes por Coronavírus no Rio Grande do Sul + Prefeitura de Harmonia + Cloroquina + Aulas nas Universidades + Concessão do Mercado Público
O Rio Grande do Sul está com taxa de crescimento da transmissão de Covid-19 acima da média nacional. Em entrevista ao Correio do Povo, a coordenadora do Comitê de Dados do governo do Estado e ex-secretária do Planejamento, Leany Lemos, afirmou que o Estado passa por um momento de atenção da pandemia e falta mais ação conjunta entre as cidades. A fala de Leany foi direcionada à prefeituras que de cidades em região com bandeira vermelha, se recusaram a cumprir o decreto. Na quinta-feira, três municípios buscaram na justiça autorização para evitar as medidas mais duras de isolamento. Já Pelotas, segue como a única cidade com mais de 200 mil habitantes sem morte por Covid no país e colhe frutos da parceria entre os setores público e privado contra o avanço da pandemia.
O Rio Grande do Sul registrou na quinta-feira (19.06) 19 mortes por Covid-19, chegando a 406, segundo o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número é recorde. O balanço, como de praxe, desatualizado, não havia contabilizado seis óbitos ocorridos no Estado, sendo três notificados em Porto Alegre, pela Prefeitura. Os casos de infecção no Rio Grande do Sul passam de 17 mil.
Começaram a ser distribuídos os 130 respiradores liberados pelo Ministério da Saúde para o Estado. Os equipamentos foram destinados à 38 hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Interior. Desde o início da pandemia houve ampliação de 67% no número de leitos de UTI que atendem através do SUS.
Prefeitura reforça campanha para que população adote medidas contra o coronavírus
A Prefeitura de Harmonia, no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, está reforçando, a partir de sexta-feira (19.06), a campanha para que a população adote cuidados de prevenção contra o novo coronavírus. A ação abrange a passagem de carro de som pela cidade, pedindo que as pessoas utilizem máscara em vias públicas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. E que mantenham o isolamento social. Além disso haverá a distribuição de material informativo em bares, lanchonetes e restaurantes, solicitando cuidados redobrados com a higienização dos espaços, afastamento de mesas e cadeiras e outros cuidados. Além de insistir que os comerciantes não permitam a entrada de pessoas sem máscara em seus estabelecimentos.
Conforme o secretário municipal de Administração, Trânsito e Serviços Comunitários, Antônio Kunzler, a ideia é motivar as pessoas a cuidarem da sua saúde e a dos outros. Além de diminuir as chances do Município ter novos casos de coronavírus, o esforço também é para que a região não acabe entrando em zona vermelha no mapa de isolamento social do Estado. O que provocaria medidas mais rígidas, como o fechamento dos estabelecimentos não-essenciais. Coronanírus em Harmonia RS : confirmados, 13; Curados, 11; Negativados, 46; Em análise, zero; hospitalizados, um; Isolamento domiciliar, 2
Falta de cloroquina nas farmácias
A nova suspensão de testes com hidroxicloroquina pela OMS e os estudos que comprovam que o medicamento não traz benefícios no tratamento da Covid-19 parecem não ser suficientes para combater a desinformação em torno da droga. Enquanto pacientes relatam dificuldade em obter o remédio nas farmácias, o presidente Jair Bolsonaro insiste em defender a hidroxicloroquina, cujo uso foi revogado pela FDA (agência de regulação de drogas e alimentos no EUA). As pessoa que necessitam do medicamento sofrem com a falta do produto nas farmácias mesmo após a Anvisa restringir a comercialização da substância.
Aulas nas Universidades
Desde segunda-feira, as atividades essenciais à conclusão dos últimos semestres de alunos no ensino superior estão autorizadas. 41 mil estudantes estão sem aulas. Instituições da Região Metropolitana decidiram esperar um pouco mais para retomar todas as atividades. Feevale, Unisinos e PUCRS, optaram por liberar apenas algumas faculdades, principalmente as das áreas da saúde. Portaria do MEC publicada no Diário Oficial da União autorizou que as aulas a distância seguissem até o final do ano. Para as associações de escolas superiores, a medida ajuda no planejamento pedagógico da volta ao ensino presencial.
Concessão do Mercado Público
Ministério Público de Contas do Estado (MPC) acompanha a licitação do Mercado Público de Porto Alegre. O órgão solicitou ao Tribunal de Contas a expedição de uma medida cautelar para barrar o edital, lançado pela Prefeitura. Alertando para um “sério risco” de desconfiguração do local, o MPC destaca: “Trata-se de concessão cujo objeto envolve profundamente a história da cidade, pelo que deve ser refletida e planejada sob a ótica do benefício que resultará aos cidadãos, em particular às futuras gerações, sem descuidar dos atuais permissionários e da concessionária contratada”. O relator do processo é o conselheiro Cezar Miola, que decidirá se arquivará ou não o requerimento.
Flash News Rio Grande do Sul
:: Reitor da UFPel e coordenador da pesquisa Epicovid, Pedro Hallal afirma que a curva de contágio já deveria ter entrado em declínio e recomenda fechar as portas do país por 15 dias.
:: Federação de Lojistas ingressou com mandado de segurança contra o decreto municipal que suspende o comércio de algumas lojas em Porto Alegre.
:: Prefeitura da Capital publicou decreto que libera o funcionamento de escritórios de advocacia e contabilidade, desde que observadas regras de segurança.
:: Presidente da FGF, Luciano Hocsman, está na expectativa de autorização para a volta do futebol no Rio Grande do Sul, após apresentar protocolo ao governo do Estado para o retorno do Gauchão .
:: Expointer 2020, adiada, vai ocorrer entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro. Líderes agropecuário divergem sobre a nova data.
:: Prefeitura de Canoas começou a receber pacientes nos 200 novos leitos de média complexidade do Hospital Universitário. O espaço é destinado para o tratamento de pessoas com suspeita e confirmação da Covid-19.
:: Polícia Civil do RS lançou cartilha online com dicas para prevenir golpes na internet. O documento detalha os 15 principais golpes ocorridos no Estado.