Skip to content
Site Gebbeg Ensaios Sensuais

Gebbeg Musas Brasileiras | Fotos Sensuais | Ensaios Fotográficos

Gebbeg Musas Brasileiras | Fotos Sensuais | Ensaios Fotográficos ! Gebbeg People! Musas Brasileiras Sexy Gebbeg People! Musas Brasileiras Sensual

Cuidados com a pele no verão : dicas da dermatologista Vanessa Mussupapo

Posted on 12 de dezembro de 2018 By Sortimentos

mulher na praia beira mar verao

Dezembro Laranja : Câncer de Pele

Dicas e orientações da dermatologista Vanessa Mussupapo
1 – Quais os primeiros sinais do câncer de pele?
O câncer de pele é uma doença silenciosa, então é importante ficar atento a pintas ou sinais suspeitos. A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas, lesões, uma crosta central e que sangra facilmente, uma pinta preta ou castanha que muda de cor, pinta com bordas irregulares, pinta que aumenta de tamanho, mancha ou ferida que não cicatrizam, etc. Recomenda-se consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. Uma biópsia pode diagnosticar o câncer da pele.
2 – Como prevenir?
Este câncer, ao contrário de muitos outros, pode ser prevenido na maioria dos casos com o uso de chapéus, camisetas e protetor solar. Se possível, evite a exposição solar entre 10h e 16h. O filtro solar deve ser usado diariamente, em todas as estações do ano, e não somente em horários de lazer ou diversão. É importante que o produto proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. A reaplicação deve ser realizada a cada duas horas em atividades de lazer ao ar livre ou de manhã e antes de sair para o almoço em dias de trabalho.
3 – Existe um grupo de risco para o câncer de pele?
Sim, pessoas de pele clara e sardas são mais suscetíveis. Também devem ficar alertas os indivíduos com antecedentes familiares com histórico da doença, pessoas que sofreram queimaduras solares, pessoas com pintas e aquelas com incapacidade para bronzear.
4 – Bronzeamento artificial pode causar câncer de pele?
As câmaras de bronzeamento artificial por motivações estéticas são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde dezembro de 2009. Elas trazem riscos comprovados à saúde e foram reclassificadas como agentes cancerígenos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A prática de bronzeamento artificial antes dos 35 anos aumenta em 75% o risco de câncer da pele, além de acelerar o envelhecimento precoce e provocar outras dermatoses. Já o bronzeamento a jato é seguro e aprovado pela agência reguladora. O procedimento é feito com produto à base de DHA (dihidroxiacetona) e aplicado sobre a pele com uma pistola conectada a um compressor.
5 – Como é o tratamento?
No câncer da pele não-melanoma, a cirurgia é o tratamento padrão. Radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e medicações são tratamentos coadjuvantes que variam conforme o tipo e a extensão da doença. Já no caso do melanoma, leva-se em conta a extensão, agressividade e localização do tumor. As modalidades mais utilizadas são as cirúrgicas e medicações orais.
6 – O rosto é uma das áreas do corpo que mais sofre com a exposição ao sol?
Sim. O rosto é uma área muito exposta ao sol, por isso o cuidado deve ser redobrado. Especialmente em dias nublados e chuvosos, muitas pessoas abandonam o protetor solar e deixam o rosto exposto sem protetor solar. Isso contribui para o envelhecimento precoce da pele e pode ainda resultar em manchas de sol. O produto deve ser espalhado de maneira uniforme de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas (e depois de cada mergulho ou suor excessivo) para obter a proteção adequada. Em dias quentes, é importante fazer uso de chapéus, bonés e óculos escuros.
7 – O protetor solar do corpo também pode ser usado no rosto?
É importante avaliar o tipo de pele, pois a maioria dos protetores de corpo tem uma textura mais oleosa. Há opções diferenciadas para o protetor de rosos como loção, gel, mousse e oil free, indicado para peles oleosas. O recomendado é utilizar um produto com FPS a partir de 30 nesta área.
8 – As maquiagens com filtro substituem o protetor solar?
As maquiagens com filtro não substituem o uso diário do protetor por possuírem baixo índice de proteção solar baixo, normalmente em torno de FPS 25, e cobertura muito fina. O ideal é utilizar protetor solar com base tonalizante.
9 – Qual a diferença entre os fatores de proteção solar?
O FPS 30 retém 96% da radiação UVB, enquanto o FPS 50 retém 98% e o FPS 100, 99%. Quanto mais sensível e clara for a pele, maior a necessidade de FPS. O FPS é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode se expor ao sol sem ficar vermelha. Ou seja, se a pessoa começa a ficar com a pele vermelha em 10 minutos sem filtro, com o FPS 30 ela vai demorar 30 vezes mais a começar a ficar vermelha. A diferença está no tempo que você pode ficar exposto, ou seja, com o FPS 100 você pode ficar mais tempo sob o sol do que poderia ficar com o FPS30.
10 – O uso de filtro solar atrapalha a absorção da vitamina D?
Infelizmente sim. O filtro solar reduz a capacidade do organismo em sintetizar a Vitamina D, substância que possui um papel vital no organismo, pois atua na formação e manutenção da saúde óssea. Um filtro solar com FPS 30 chega a diminuir em 95% a síntese cutânea da vitamina D. Para manter os níveis adequados da vitamina no organismo, é necessário se expor ao sol pelo menos 10 a 15 minutos, entre 10h às 15h, sem proteção solar, ou através de suplementação.
11 – A pele negra é mais resistente ao sol?
Sim, porque possui maior quantidade de melanina. Neste caso, o FPS 15 já é suficiente.
12 – É permitido utilizar filtro solar e repelente ao mesmo tempo?
Claro. Não há perigo em usar os dois produtos simultaneamente. Para um melhor resultado, aplique o protetor solar primeiro e 15 minutos depois passe o repelente.
13 – Protetor solar é dispensável no inverno?
De forma alguma. A radiação no inverno no Brasil é tão intensa quanto a registrada ao longo do verão na Europa.
Câncer de Pele – Mulheres da região Sudeste são as mais afetadas
O câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil e é o mais incidente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. De acordo com a dermatologista do Instituto de Oncologia Santa Paula, Vanessa Mussupapo, trata-se do tipo mais comum no Brasil e sua prevalência cresce anualmente. Ele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no país e está dividido em dois tipos: melanoma e não-melanoma.
“O excesso de exposição ao sol é a principal causa da doença, uma vez que a radiação ultravioleta é a maior responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos. Se detectado precocemente, o câncer de pele pode ser curado com facilidade”, explica a médica.
Câncer de pele não-melanoma:
O câncer de pele não-melanoma tem origem geralmente nas células basais ou escamosas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), é o mais incidente entre todos os tipos de câncer nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. No público feminino, a maior prevalência é na região Sudeste: 134,19 casos a cada 100 mil mulheres. Já o público masculino apresenta 92,86 casos a cada 100 mil na mesma região.
“As mulheres se expõem mais ao sol do que os homens por uma questão cultural de estética em busca de um corpo bronzeado. Já as regiões Sul e Sudeste têm como característica populacional descendentes de imigrantes europeus com predominância de fototipos 1 e 2, ou seja, pele clara, olhos claros e cabelos claros. Indivíduos com esses fototipos não se bronzeiam, mas se queimam com muita facilidade, por isso existe mais propensão de câncer de pele. As regiões Norte e Nordeste são as maiores consumidoras de filtro solar, além de ter uma população com predominância dos fototipos 3 e 4, ou seja, cabelo escuro, olhos escuros e cor de pele mais escura, que bronzeia com facilidade e dificilmente se queima”, explica Vanessa.
Câncer de pele melanoma:
O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos, as células produtoras de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Normalmente, surge nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar. Sua letalidade é elevada, porém sua incidência é baixa.
Segundo o INCA, são 3 mil novos casos em homens e 2,6 mil novos casos em mulheres. As maiores taxas estimadas em homens e mulheres encontram-se na região Sul. As chances de cura são de mais de 90% quando diagnosticada precocemente. Isso porque, nos estágios iniciais, o melanoma se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Em geral, o melanoma tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos que costumam mudar de cor, de formato ou de tamanho, podendo ainda causar sangramento.
Este câncer está muito ligado a hereditariedade, por isso, familiares de pacientes diagnosticados com a doença devem se submeter a exames preventivos regularmente.
Dezembro Laranja
Campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia que tem como objetivo estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele. Desde 2014, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer de maior prevalência no país.

Saúde Tags:Câncer de pele, Câncer de pele melanoma, Câncer de pele não-melanoma, cuidados com a pele, Dermatologista Vanessa Mussupapo, Dezembro Laranja, Dicas de Dermatologista, Hospital Santa Paula, Pele dicas e cuidados, Saúde dicas e cuidados, Saúde Doença de Pele, Saúde Doenças, Verão cuidados com a pele, Verão Dicas e Cuidados

Navegação de Post

Previous Post: Supermercados : pães industrializados ganham espaço no carrinho de compra
Next Post: Saiba como escolher o shampoo adequado para o seu cabelo

Gebbeg

Foto Sensual de Samella Vinter - gebbeg.com.br Ponto G : existe mesmo? Onde fica? Como encontrar? Gente
Dermatologista ensina como tratar corretamente a acne Saúde
Primavera Terceira Idade Idosos Como preparar-se para envelhecer por Cristiano Caveião Artigos
Coronavirus no Brasil e no Mundo Coronavírus no Brasil e no mundo : 109.888 mortes por Covid-19 no Brasil e OMS descarta imunudade de rebanho Notícias
Coronavirus no Brasil e no Mundo Coronavírus no Brasil : Boletim do Ministério da Saúde de segunda-feira (17.08) aponta 19.373 novos casos e registro de 684 mortes em 24h Notícias
Coronavirus no Brasil - Gebbeg Coronavírus no Brasil: boletim do Ministério da Saúde de sexta-feira (14.08) registra 106.523 óbitos por Covid-19 Notícias

APOIO

Nosso site precisa da sua ajuda para continuar a publicar conteúdos em páginas sem anúncios por banner ou pop-up. Ajude através do link do PAG SEGURO > > > Eu quero apoiar

GEBBEG

  • Sugar daddy : saiba mais o que é, dicas de sites e onde encontrar
  • Advogado dá dicas para empresas endividadas e credores
  • 8 coisas que homens acham sexy, mas que desagrada mulheres
  • Ponto G : existe mesmo? Onde fica? Como encontrar?
  • Aproveite apostar em jogos e esportes, no site de apostas online “Apostando24”

CARNAVAL NO BRASIL

  • Carnaval 2023 em Itaqui : audiência pública aprova a realização da Festa de Momo
  • São Paulo Carnaval 2023 : ingressos para os desfiles das escolas de samba no Anhembi
  • Rio das Ostras Carnaval Fora de Época : Ostras Folia na Praia de Costazul
  • Ordem de desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2023 em Guaratinguetá
  • Samba enredo da escola de samba Renascer de Jacarepaguá no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro vai homenagear Nei Lopes

Copyright © 2022 Gebbeg Musas Brasileiras | Fotos Sensuais | Ensaios Fotográficos.

Powered by PressBook Grid Blogs theme

Gebbeg People
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CookiesAceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR