Dia dos Namorados : harmonizações e sugestões de vinhos e espumantes para degustar a dois

DICAS de vinhos

Vinhos e espumantes

Doze de julho está chegando. Que tal surpreender o seu amor com um presente inesquecível ou uma comemoração a dois na companhia de um bom vinho? Vinhos e comida são como um casamento: também precisam estar harmonizados para que se tire o melhor desse encontro.


A harmonização nada mais é do que uma escolha combinada, o que indica que uma opção deverá acontecer em decorrência da outra. Existem duas formas de fazer a harmonização: escolher primeiramente o prato, e depois selecionar um vinho que o acompanhe, ou o contrário, primeiro escolher o rótulo que mais o agrade, para em seguida definir o prato ideal.


Harmonizações e sugestões
Para algumas harmonizações clássicas, algumas dicas: ESPUMANTES harmonizam muito bem com entradas, aperitivos como canapés, saladas etc. Perfeito para opções como a comida japonesa. Se o espumante for moscatel, ele harmonizará muito bem com sobremesas e pratos doces. Sugestões espumantes:
:: Espumante Adolfo Lona Brut Rosé
:: Espumante Adolfo Lona Demi-sec
:: Espumante Espanhol Prospero Rosé


VINHOS BRANCOS E ROSÉS são boas opções para acompanhar saladas, aves, peixes, frutos do mar em geral, massas com molho branco e/ou queijos. Como costumam ser vinhos de paladar mais leve, o ideal é que os pratos sejam mais leves também, sem muitos condimentos. Sugestões Brancos e Rosés
:: Dos Minas – Torrontés (Argentina)
:: Casanova Antano Reserva Chardonnay (Chile)
:: Castel Pietra Pinot Grigio (Italia)
:: El Aviador Rosé (Espanha)
:: Jacyreta Cabernet Franc Rosé (Argentina)
:: Brise Marine Mediterranée (França)
:: Casanova Antaño Reserva Rosé (Chile)


OS VINHOS TINTOS, preferidos do editor de sortimentos.com, Fabio Juchen, vale a regra: pratos com carnes vermelhas e/ou com molhos vermelhos. Porém, é preciso ter um pouquinho de atenção. Os vinhos tintos são muito versáteis, desde vinhos jovens, frutados, até vinhos fortes e de sabor encorpado. Sugestões tintos:
:: Trapananda Reserva Pinot Noir (Chile)
:: Barricas Reserva (Portugal)
:: Anterra Merlot (Itália)
:: Finca El Origen Reserva Malbec (Argentina)
:: Collombelles Côtes de Gasgone Rouge (França)
:: Baltasar Gracián El Politico Garnacha (Espanha)


CASA RIO VERDE
Os vinhos citados podem ser encontrados nas lojas da Importadora Casa Rio Verde em Belo Horizonte/ MG. Com 30 anos de atuação no varejo de vinhos em Minas Gerais, a importadora Casa Rio Verde trabalha com cerca de 400 rótulos, de 70 vinícolas, 50 delas exclusivas. Os vinhos são selecionados, após um trabalho incansável de pesquisa e degustação nos países produtores. Os vinhos do Velho Mundo (Itália, França, Portugal e Espanha) correspondem a 50% das vendas o que permite maior competitividade nos preços.