Projeto Pró-biblioteca da Editora L&PM possibilita empresas doarem livros para escolas em 2019

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Doação de livros para bibliotecas

O projeto Pró-biblioteca, iniciativa da Editora L&PM, idealizado para enriquecer as bibliotecas de escolas públicas, já foi aderido por 30 empresas no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, numa ação que beneficiou mais de 1.800 milhão pessoas de 1.160 escolas, em 200 cidades localizadas no interior e nas capitais brasileiras.
O Projeto é chancelado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, para equipar e atualizar as bibliotecas de escolas públicas, com a finalidade fundamental de colaboração na formação dos jovens brasileiros. Tem também como missão incentivar a literatura entre a população que utiliza os acervos das bibliotecas comunitárias no país, sendo uma oportunidade de investimento na área educacional.
De acordo com o relatório do Banco Mundial divulgado em fevereiro de 2018, o Brasil pode levar 260 anos para atingir o mesmo nível de leitura de alguns países desenvolvidos. Com a defasagem de livros nas escolas públicas, essa crise de aprendizagem torna-se ainda mais grave. O projeto Pró-biblioteca é um exemplo de política para reduzir o déficit de aprendizado e aumentar o número de leitores ativos.
São 200 títulos disponíveis de referências infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral, nacional e estrangeira, contemplando leitores de todas as idades, sendo um acervo concebido cuidadosamente através de pesquisa realizada por uma equipe de professores, seguindo as exigências pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, com a curadoria da Editora L&PM. Foram também consideradas as leituras obrigatórias e recomendadas para os vestibulares de todo o país.
As entregas dos kits às bibliotecas das escolas iniciam em maio e seguem até agosto de 2019. Segundo o diretor da L&PM, Paulo Lima, “este é um projeto que veio para ficar, pois esta é uma forma de investimento direto na formação dos jovens brasileiros”.
A responsável pela captação de patrocinadores para o projeto Pró-Biblioteca é a Polia Soluções de Marketing, empresa especializada em crescimento de vendas. Nesta fase, o projeto disponibiliza 300 bibliotecas, sendo que 67 serão entregues no primeiro semestre de 2019. Essas 300 bibliotecas contém um total de 60 mil livros, o que impactará 600 mil pessoas.