Flash News Brasil: coronavírus + auxílio emergencial + OMS e os assintomáticos

Flash News Brasil: coronavírus + auxílio emergencial + OMS e os assintomáticos

Brasil segue como líder mundial em casos e mortes por Coronavirus nas últimas 24h



BRASIL TRÊS LEVANTAMENTOS DiFERENTES
Conforme o Ministério da Saúde e o CONASS o Brasil contabilizou 1.272 mortes e 32.091 novos casos de covid-19 em 24 horas. Com isso, número total de óbitos chegou a 38.406 e o de infecções a 739.503. As informações são de terça-feira (09.06.20)

Brasil tem 1.185 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, revela consórcio de veículos de imprensa; Mato Grosso não divulgou os dados a tempo de entrar no balanço das 20h

Coronavirus no Brasil
Números do CONASS

VOLTA E MEME
Ministério da Saúde volta a divulgar dados acumulados da Covid-19. Divulgação ocorre após determinação do Supremo Tribunal Federal. Ministério da Saúde publica números totais de casos e mortes em site que chegou a ser tirado do ar no fim de semana.

Ministro interino do Ministério da Saúde, Pazuello, ‘liga’ Nordeste e Norte do Brasil ao Hemisfério Norte e vira meme. Ele disse também que Norte e Nordeste já passam por final da pandemia


“Ao reduzir a transparência sobre seus dados, o Brasil passa a ser um risco para a comunidade internacional”, afirma o epidemiologista Rafael Meza, da Universidade de Michigan, nos EUA.

OMS E OS ASSINTOMÁTICOS

Microbiologia Natália Pasternak Taschner :
Sobre a “ declaração” da OMS de que pacientes assintomáticos tem pouca probabilidade de transmitir a doença. primeiro a Dra Maria van Kerkhone nao estava fazendo uma declaração, mas sim respondendo a uma pergunta da imprensa

por que isso é importante? para dar contexto. Uma coisa seria a OMS dar uma declaração oficial baseada em um estudo robusto que mostra dados novos. Outra é responder a uma questão. De qq modo, a resposta foi infeliz e inconsequente.

Não há estudos que embasem a declaração da Dra Kerkhone. Ela simplesmente trouxe dados de relatos pontuais, mas nao apresentou papers ou relatórios formais

Por outro lado, existem estudos que mostram o contrário. Para elucidar isso, primeiro é preciso diferenciar pressintomaticos de assintomáticos. Pressintomaticos sao aqueles que ainda nao tem sintomas mas acabam ppr desenvolve-los.

Assintomáticos são aqueles que testam positivo mas nunca chegam a desenvolver sintomas. e como sabemos disso? porque os testamos repetidas vezes, eles continuam positivos mas sem sintomas.

Tem também aquelas pessoas com sintomas leves mas que nao correlacionam isso com doença, e como sintoma é subjetivo, ja viu a confusão que isso pode causar.

Então primeiro ja fica obvio que não é tao simples assim determinar quem é pre, assintomático ou com sintomas muito leves. quem tem rinite, por ex, pode nem dar bola pra uma crise alérgica e uma Covid leve pode passar despercebida.

Outra coisa importante: os pressintomaticos transmitem antes e durante os sintomas, e os sintomáticos leves transmitem o tempo todo sem perceber. E os assintomáticos? nao sabemos!

Só o que sabemos é que muitos assintomáticos apresent carga viral semelhante aos sintomáticos.

Se quisermos realmente saber se esses assintomáticos “puros”, que nunca desenvolvem sintomas, estão transmitindo, temos que investigar alguns fatores:
1. temos que achar essas pessoas, entao precisamoa testar aleatoriamente, fazer screening de população mesmo.
2. uma vez com os nossos positivos, temos que rastrear os contatos deles, inclusive os retroativos.
3. temos que seguir monitorando pra ver se nao desenvolvem mesmo sintomas
4. temos que medir carga viral
5. temos que medir a viabilidade do virus e aí é que está o maior gargalo dessa história. Mesmo os trabalhos que já mediram assintomáticos e verificaram carga viral nessaa pessoas, nao checaram se o virus detectado estava viável!

Pode acontecer de a pessoa estar infectada, e o teste detectar o RNA do virus, mas de repente o vírus está todo neutralizado por IgA secretado, um anticorpo que temos nas mucosas, justo na porta de entrada do virus

Então é possivel por ex detectar virus no nariz, mas esse vírus estar inativo. e a pessoa nao transmitir. mas tb ppde estar ativo e simplesmente nao causar doença nessa pessoa.

Essa é a parte que nao sabemos ainda. e só vamos saber se cumprirmos todas essaa etapas. portanto, não se pode afirmar que assintomáticos não transmitem. e nem que certamente transmitem.

Mas o que se pode afirmar com certeza é que uma declaração dessas, mal colocada e mal interpretada, tem o potencial de confundir ainda mais a população, que pode assumir que quem nao tem sintomas nao precisa cumprir as medidas de distância ou uso de máscara.

CORONAVIRUS NO PORTO ALEGRE

Foram confirmados 49 novos casos de pacientes de Porto Alegre com #Coronavirus, nesta terça. Total de confirmados na capital agora é de 1.761. Outros 4.417 casos seguem em análise e 4.227 tiveram resultado negativo. Porto Alegre tem três semanas de quedas sucessivas do distanciamento social e bate 40% de isolamento

A Prefeitura da Capital gaúcha informou o 48⁰ óbito de paciente por Coronavirus em Porto Alegre. Homem, 49 anos, transferido para Hospital Santa Ana em 17/04, mas internado desde fevereiro no Hospital Cristo Redentor, após AVC hemorrágico. Histórico de hipertensão. Este foi o terceiro óbito de paciente com Coronavirus registrado em Porto Alegre, na terça-feira.

PORTO ALEGRE
Transportadores escolares pedem apoio para superar perdas com a paralisação do serviço.

AUXÍLIO QUASE EMERGENCIAL

Maia sugere cortar salário dos três Poderes para prorrogar auxílio emergencial – renda mínima. Paulo Guedes confirma prorrogação por dois meses do auxílio emergencial.

Fernanda Melchionna : Paulo Guedes diz que mantém a renda básica em 600 reais se os parlamentares cortarem a metade seus salários. Eu topo! E vou além, exijo que se corte metade dos salários dos ministros, do vice e do presidente.

CGU diz que há casos de pessoas com ordem de prisão que pediram auxilio emergencial

Pedido do auxílio emergencial já pode ser feito nos Correios

RODRIGO MAIA
Sobre a minha conversa com a imprensa hoje. Se os Poderes estiverem de acordo com a redução temporária dos salários de todo o funcionalismo público federal para bancar a prorrogação do auxílio emergencial, o Parlamento vai participar e vai defender.

O debate sobre a proposta de tornar o renda mínima permanente tem que ser mais amplo. Amanhã vamos começar a discutir o assunto com economistas e técnicos da área da assistência social.

Nos próximos dias, vamos retomar os trabalhos da comissão da reforma tributária. Há consenso na Câmara de que não há espaço para aumento da carga tributária. Ninguém tem condições de pagar mais impostos, principalmente depois desta pandemia.

Acredito que depois do momento mais crítico da pandemia teremos condições de, junto com o governo e a sociedade, definir as condições para que esse benefício continue atendendo à população mais vulnerável.

No entanto, a discussão sobre a renda, no contexto da reforma tributária, é importante. Na Previdência, servidores e trabalhadores contribuíram. Na administrativa, os servidores vão contribuir novamente. Os empresários também devem dar sua parcela de contribuição na tributária.

No entanto, a discussão sobre a renda, no contexto da reforma tributária, é importante. Na Previdência, servidores e trabalhadores contribuíram. Na administrativa, os servidores vão contribuir novamente. Os empresários também devem dar sua parcela de contribuição na tributária.

FLASH NEWS

Termina no dia 30 deste mês o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020. Faltando três semanas para a data limite, mais de 14 milhões de brasileiros ainda não entregaram o IR, cerca de 45% do total esperado pela Receita.

Câmara aprova projeto que impede inscrição de nomes em bancos de cadastro negativo durante pandemia

Prefeitura de SP confirma reabertura do comércio de rua nesta quarta; estabelecimentos deverão seguir normas de higiene e poderão funcionar apenas durante 4h por dia

Governo paga primeira parcela do socorro a estados e municípios, de R$ 15 bi

Presidente do TJ derruba liminar, e decretos de flexibilização no RJ voltam a valer

OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: ‘a questão é saber quanto

Vale pede e Justiça proíbe protestos de moradores de Brumadinho (MG)

Eduardo Bolsonaro pede desenhos na Globo e diz que Fátima Bernardes “incentiva” masturbação

TSE suspende julgamento com 3 votos para reabrir apuração contra chapa de Bolsonaro. MP Eleitoral é favorável a uso de inquérito das fake news em ações contra chapa Bolsonaro-Mourão no TSE.

Lollapalooza dos EUA é oficialmente cancelado devido à pandemia do novo coronavírus

“Não venham para a Chapada”. O apelo de moradores, empresários e amantes da Chapada dos Veadeiros viralizou na web após a cidade de Alto Paraíso, um dos principais destinos turísticos da região, registrar três casos de coronavírus na última semana


Nos Estados Unidos, manifestantes protestam contra o racismo. Eles também defendem uma reforma no departamento de polícia. Prefeito de Londres criou uma comissão para reavaliar o patrimônio público da cidade, o que inclui, além das estátuas, nomes de ruas e de prédios.