Flash News Brasil : edição quinta-feira (28.05)

Gebbeg Flash News

Gebbeg Flash News : edição quinta-feira (28.05)

#JairBolsonaro #TCU #BancodoBrasil #STF #Weintraub #HamiltonMourão #CGU #Fakenews #Futebol #GramadoAirbnb #desemprego #oposiçãounificada

Jair Bolsonaro : “Ver cidadãos de bem terem seus lares invadidos, por exercerem seu direito à liberdade de expressão, é um sinal que algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia”.

Weintraub recorre ao STF contra ordem de Celso de Mello para que deponha à PF por racismo

Hamilton Mourão: “Compete ao MP a ação penal pública, além de assegurar diligências investigatórias e instauração de inquérito policial (acusar, investigar e denunciar). E aos demais Poderes zelar pela transparência e publicidade dos atos do Poder Público. É isso que está acontecendo no Brasil? “

Tribunal de Contas da União (TCU) determinou na quarta-feira que Banco do Brasil suspenda parte de suas campanhas digitais em sites, blogs e redes sociais, atendendo a pedido do Ministério Público de Contas para abertura de investigação sobre suposta interferência na entidade por parte do secretário de Comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, e do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos protestaram contra a decisão do BB de retirar anúncios do Jornal da Cidade Online. Após as manifestações, o setor de marketing do banco, comandado por Antonio Hamilton Mourão, filho do vice-presidente Hamilton Mourão, voltou atrás e retorno com a propagandas no site.

Em sua decisão, Bruno Dantas, ministro do TCU, explica que a restrição de publicidade se refere a sites que disseminam boatos e desinformação. Ele considera “gravíssima” a acusação do Ministério Público de Contas de que recursos do banco, que investe 120 milhões de reais em propaganda online, “estão sendo drenados para financiar sites, blogs e redes sociais que se dedicam a produzir conteúdo sabidamente falso e disseminar fake news e discurso de ódio”.

O ministro aponta que a suspensão dos anúncios deve prevalecer até que a Controladoria Geral da União (CGU) institua um grupo de autorregulamentação, formado por representantes de entidades da sociedade civil, como Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), para definir regras de destinação das verbas publicitárias do banco. O órgão tem 90 dias para formar o grupo.


Randolfe Rodrigues: “Oposição unificada! Nós da oposição nos reunimos hoje p/ alinhar ações em conjunto p/ frear os desmandos, ilegalidades e ataques de Bolsonaro à democracia. A partir de hoje, nossas reuniões ocorrerão regularmente! Participam: REDE, PSB, PSOL, PDT, PT, PCdoB e Cidadania”.

Pandemia faz país perder 1,1 milhão de empregos formais em dois meses

Decisão do STF impede funcionamento do Airbnb em Gramado

Conselho de Medicina do Rio de Janeiro pede explicações a médicos de clubes sobre volta aos treinos

Ministros da 3ª Seção do STJ negaram o pedido para levar à esfera federal a investigação sobre o mandante e o motivo dos assassinatos de Marielle e de Anderson. Eles entenderam que as autoridades do Rio de Janeiro estão empenhadas em esclarecer o caso.

Mortes por coronavírus passam de 100 mil nos Estados Unidos