Coronavírus no Brasil e no Mundo : notícias e atualização de casos (17.04.20). Edição da manhã

Coronavírus no Brasil e no Mundo
Coronavírus no Brasil e no Mundo

Jair Bolsonaro : ‘Vai chegar o momento que dirão que o presidente tinha razão sobre coronavírus

Secretário de Saúde municipal de São Paulo, Edson Aparecido, confirma que um terço dos hospitais da cidade que atendem exclusivamente pacientes com a Covid-19 já estão com lotação máxima. Um dos bairros da região é Heliopolis, uma das areas de maior concentração populacional do país.

O governo do estado prometeu transformar o ambulatório de especialidades médicas do lugar em um hospital de campanha para coronavírus com mais 140 leitos.

Além disso, o secretário de Saúde do estado, José Henrique German, disse que se for preciso, pacientes da capital podem ser transferidos para o interior do estado.

Na quinta-feira (16), o estado de São Paulo tinha quase 6,2 mil pessoas internadas por coronavírus, entre casos suspeitos, que ainda não tiveram o resultado do teste, e casos confirmados. Desse total, 2.536 pacientes estão em UTIs.

O diretor do Instituto Emílio Ribas, a principal referência do país no tratamento de doenças infecciosas, chegou a ter 100% dos leitos de utis ocupados nessa quarta-feira (15). Com a alta de um paciente, o indice de ocupação voltou para 93%, mas o diretor da instituição pediu que a população ajude os profissionais de saúde.

Em todos os hospitais de referência do estado para pacientes com coronavírus, o indice de ocupação dos leitos de UTI segue acima de 80%. Nas enfermarias, a ocupação fica em média acima de 60%.

EUA registram quase 4,5 mil mortes por coronavírus em 24 horas

Para Hamza Esmili, professor da Universidade Paris 8, o confinamento se mostra “necessário”, mas é “um conceito burguês que pressupõe que todos têm casas próprias para se refugiar”.