Flash News Rio Grande do Sul : edição sexta-feira (22.05.20)

Gebbeg News
Gebbeg News

Flash News Rio Grande do Sul : edição sexta-feira (22.05.20)

Estados e municípios estudam ou começam a flexibilizar normas de isolamento social para retomar atividades comerciais, mesmo com o crescimento no número de casos de Covid-19 e uso de UTI’s em hospitais públicos e privados. Na quinta-feira (21.05) o Brasil registrou 1.188 mortes por coronavírus, elevando o total para mais de 20 mil. O número de infectados continua subindo. São mais de 300 mil casos confirmados. O Brasil é o foco da pandemia na América do Sul e o terceiro país do mundo em número de casos. No Rio Grande do Sul, onde a testagem por Covid-19 é baixa e restrita, há casos confirmados em metade das cidades.

Os números da Covid-19 são insuficientes para conscientizar e inibir a aglomeração de pessoas. No primeiro dia de flexibilização em Porto Alegre muitas irregularidades. Um tradicional restaurante na Av. Protásio Alves Barranco postou nas redes sociais fotos e vídeos com pessoas sem máscaras e lotação acima do permitida. Segundo os proprietários, que fizeram campanha na mídia para ‘forçar’ a abertura, o ângulo da imagem engana e os protocolos de segurança foram seguidos. Já alguns estabelecimentos se recusam a abrir por considerarem o momento inapropriado mostrando uma responsabilidade com seus colaboradores e clientes

O prefeito Nelson Marchezan (PSDB) comentou que “alguns tentando recuperar os prejuízos de forma rápida podem estar levando ao fechamento de forma rápida dessa atividade de novo”.

O movimento no transporte público também aumentou, provocando aglomeração de passageiros nas paradas e protesto pela aglomeração nos ônibus. .

Quase 15% da população gaúcha está apta a receber o auxílio emergencial do Governo Federal durante a pandemia. Para contribuir com essas famílias, o Executivo gaúcho estuda a possibilidade de criar um programa próprio de renda mínima. A ajuda chegaria após encerrado o programa federal. Enquanto o auxílio regional é só uma ideia

Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Leite (PSDB) reafirmou sua posição favorável ao congelamento de salários de servidores públicos como compensação ao auxílio financeiro para Estados e municípios. Leite conta com o repasse dos cerca de R$ 500 milhões da União para quitar a folha de pagamento de abril. No encontro virtual, o governador aproveitou para destacar a necessidade de enviar ao Congresso o projeto de regulamentação do acordo relativo às perdas da Lei Kandir. A proposta da União, homologada pelo STF, fixou em 65,5 bilhões de reais o repasse aos Estados, dos quais 10% virão para o Rio Grande do Sul.

Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) aumentou o período de inscrições para sócios interessados em submeter seus animais na Prova de Avaliação a Campo (PAC). O novo calendário prevê que os dados devem ser submetidos junto à ABHB até o dia 12 de junho de 2020. Já a chegada e admissão dos animais nos campos da Embrapa Pecuária Sul será entre os dias 17 e 19 de junho. De acordo com o gerente de operações da ABHB, Felipe Azambuja, a mudança foi realizada junto à Embrapa Pecuária Sul em virtude da estiagem que atingiu muitas regiões do Rio Grande do Sul. Conforme o regulamento, estão aptos a competir na Prova os reprodutores Hereford e Braford selecionados a partir dos Top 40% melhores reprodutores da avaliação de um dos três Programas de avaliação genética homologados pela ABHB: PampaPlus, Promebo ou Conexão Delta G. Os reprodutores também devem passar por avaliação do inspetor técnico, sendo emitida a ficha de seleção zootécnica da entidade para a solicitação do Registro Individual de Nascimento para animais Hereford PC e Braford ou atestando a avaliação zootécnica dos animais Hereford PO.

A 31ª edição abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorrerá de 9 a 11 de fevereiro de 2021 na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). O tema escolhido é “Os novos rumos do sistema de produção”. Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o novo tema escolhido para a próxima abertura oficial remete ao fato de que o produtor tem que necessariamente continuar buscando para a Metade Sul mais alternativas de cultivos, intensificando o sistema com outros grãos e novas espécies forrageiras para as pastagens.

Situação do Coronavírus em Porto Alegre em 21/05

:: 922 casos confirmados
:: 2.530 casos suspeitos
:: 2.419 casos negativos
:: 552 recuperados
:: 26 óbitos
:: 47 pacientes confirmados em UTI
:: 29 pacientes suspeitos em UTI

Flash News

:: A prefeitura de Canoas vai revisar o contrato dos hospitais de campanha. :: Reitor da UFRGS afirmou que o vestibular está suspenso até que as atividades da graduação sejam retomadas. Inicialmente, o calendário previa a aplicação das provas nos dias 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro.