Porto Alegre Rio Grande do Sul Capital Gaúcha
Porto Alegre Rio Grande do Sul

Flash News Rio Grande do Sul (18.05.20)

Rio Grande do Sul sem regiões sob bandeira vermelha + Porto Alegre : aumenta pacientes em UTI e prefeitura deseja flexibilizar + Gramado e Canela : sistema ‘bate e volta’

O Rio Grande do Sul inicia a segunda semana do distanciamento social controlado sem regiões sob bandeira vermelha, segundo nível de maior risco de contaminação de Covid-19.

Única nessa situação na semana anterior, a área de Lajeado apresentou uma redução na velocidade de transmissão do vírus e, por isso, passou a ser considerada laranja. Na contramão, a região de Uruguaiana passou da bandeira amarela para a laranja, em razão do aumento do número de casos na última semana – até o prefeito Ronnie Mello (PP) testou positivo. Do total de 20 regiões, 15 estão sob bandeira laranja e cinco, sob amarela. Até a noite desse domingo, o RS somava 144 mortes por coronavírus e 3735 diagnósticos positivos.

Porto Alegre

Indicada com bandeira laranja desde o início deste modelo, Porto Alegre teve domingo ensolarado e com orla do Guaíba com muitas pessoas. A maioria sem máscaras. Os gestores públcios da Capital gaúcha iniciam a semana com planos de ampliar a reabertura. “Vamos ter, sim, flexibilização das atividades nesta semana”, disse o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre, Bruno Miragem, dois dias após o prefeito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), indicar a possibilidade de reabertura dos shoppings. Para efetivar a ampliação dos serviços liberados o prefeito condicionou a decisão na utilização dos leitos de UTI nos hospitais de Porto Alegre. No sábado, a cidade estava com 44 pacientes com Covid-19 em terapia intensiva, recorde desde o início da pandemia. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, Porto Alegre, teve no fianl de semana 75,6% dos seus leitos de UTI ocupados. A Prefeitura também está utilizando desde sexta-feira os dados de 540 mil celulares para medir o índice de distanciamento social.

Canela e Gramado

As cidades turísticsa de Gramado e Canela na Região da Hortênsias, com bandeira laranja conforme decreto do Governo o Estado, teve movimento nas ruas acima da média para um período de pandemia e alguns hotéis com 50% de ocupação. A maior parte dos hotéis e pousadas da região estavam fechados no final de semana. Os turistas que estiveram na cidade foi predominantemente de Porto Alegre e Região que optaram pelo sistema de ‘bate-volta’

Ainda sobre turismo – O Airbnb, um dos principais sites de reservas de acomodações, estava proibido de fazer anúncios e locações em Gramado desde o começo de maio por uma liminar da prefeitura de Gramado. A Justiça derrubou a medida na semana passada.

Flashes

:: Garibaldi tem novo prefeito. O então vice, Pedro Pedrozo, assumiu após impeachment de Claiton Gonçalves.
:: Em Porto Alegre, 30 trabalhadores que atuavam na construção da nova ponte do Guaíba foram demitidos na semana passada.
:: Os professores do Colégio Americano voltam a paralisar as atividades a partir de hoje.