Motéis uma nova realidade : conceito de spa urbano atrai casais com relacionamentos longos
Você associa motel com sexo casual ? Pois saiba que o motel é muito mais do que isso.
Claro, que continua sendo uma opção rápida para quem quer prazer, mas também é o local escolhido para dar aquela aquecida no relacionamento. O clima do motel é outro, completamente diferente da casa. Cama redonda, espelhos, acessórios, banheira, pole dance, e decoração despertam a imaginação e a sedução. Outra evolução está na gastronomia. “Tem casais que há 20, 30 anos não frequentam um motel. Quando eles vem novamente, depois de todo esse tempo, se surpreendem positivamente. O ir ao motel passa a ser um programa quinzenal ou mensal dos dois. Essa é uma realidade dos casais que estão em relacionamento maduro e com família formada”, conta o moteleiro Moacir Waschileski. Para aquecer os encontros o motel oferece 20 opções de suítes modernas, todas elas diferenciadas e inspiradas por algum tipo de pimenta.
A volta dos pais
Hoje em dia casais com relacionamentos longos é que estão buscando os motéis. Justamente por se conhecerem tão bem e saberem que fazer algo diferente, faz sim, diferença. Na verdade os filhos estão incentivando os pais a saírem de casa, já que assim, ela fica livre para eles. Sim, porque hoje é preferível que os filhos namorem em casa. Essa mudança na vida familiar fez com que os pais é quem saíssem para fazer um programa a dois.
Spa Urbano
Para sair na frente quando o assunto é conquistar a preferência dos casais, agora os moteleiros estão apostando no conceito “SPA Urbano”, que oferece opções de lazer e entretenimento para casais em um único ambiente e dentro da cidade, ou seja, uma noite completa com menos gastos.
Com a escalada dos preços de restaurantes, bares, cinema, entre outros, fazer um programa completo a dois no motel chega a representar uma economia de cerca de 50%. Isso porque nesses estabelecimentos, os clientes podem jantar um prato refinado elaborado por um chef, contando com o serviço da cozinha 24 horas, ter à disposição uma carta de bebidas de alta qualidade, desfrutar de tranquilidade privativa, assistir a um filme em HD (High Definition) e relaxar em uma piscina aquecida, hidro, ofurô e sauna, tudo dentro da suíte, sem entrar em seu automóvel e pagar um valet a cada etapa. Pacotes especiais e sistemas de reservas de suítes também têm atraído a clientela que busca mais conveniência e uma experiência agradável.
“O mercado moteleiro vem se reinventando e investindo em melhorias como novas suítes, fachadas, cardápios e equipamentos. Com isso, o setor atrai um público que antes não atingia. Como entidade que representa o setor, a ABMOTÉIS está incrementando frequentemente sua agenda de treinamentos e palestras a fim de orientar o moteleiro na busca pela excelência técnica, padrão de qualidade e da constante evolução do segmento”, declara Eusébio Ribeirinha, presidente da Associação Brasileira de Motéis (ABMOTÉIS).
Mercado
Atualmente, de acordo com a entidade, o Brasil possui aproximadamente 5 mil motéis que movimentam R$ 3,5 bilhões por ano. A perspectiva para 2016 era de crescer 20% em faturamento, mas pelo cenário atual de crise a entidade observou que, em média, os motéis tiveram uma retração 10% a 15% e um aumento de custos em torno de 20%, principalmente com energia elétrica. Em função da situação econômica, política e reformas que estão por vir, o segmento espera crescimento de 5% para 2017.
O setor emprega, em média, 50 funcionários por motel ou quase 230 mil funcionários diretos, sendo 80% mulheres. Indiretamente, emprega mais de 300 mil pessoas, que prestam serviços terceirizados ou são empregados de empresas fornecedoras. Os novos motéis, que investem em ambientes com qualidade e serviços de hotelaria vão crescer, na avaliação do órgão, a uma taxa média anual de 10%.