Varejo de moda : enquete da ABVTEX aponta desempenho positivo em janeiro/20

Varejo de moda : enquete da ABVTEX aponta desempenho positivo em janeiro/20
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Varejo de moda : enquete da ABVTEX aponta desempenho positivo em janeiro/20 e Associação projeta crescimento na produção e vendas

A enquete mensal da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, mostra que 78% das associadas tiveram resultados de vendas melhores em janeiro em relação ao mesmo mês de 2019, sendo que 22% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.

O diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, considera o dado positivo: “Enxergamos com bons olhos o fato de que quase 80% dos associados registraram crescimento nas vendas em janeiro, mesmo sendo um mês em que historicamente há aumento das despesas no orçamento dos brasileiros, com IPVA e IPTU, matrícula e material escolar. Nota-se que os artigos de vestuário estão na lista de itens necessários dos consumidores”.

Apesar do índice de desemprego cair, maquiado pela informalidade; a taxa selic não chegar ao consumidor, gerando spread bancário exorbitante para as Instituições Financeiras; aumento de impostos; quase 60 milhões de cpfs negativados; milhões de correntistas com cheque especial negociado com bancos; e, consumidor utilizando cartão de crédito para pagar contas como se fosse cheque especial, o varejo de moda projeta um cenário favorável para este ano.

“O varejo de moda representado pela ABVTEX tem expectativa de crescimento para 2020, principalmente se comparado ao ano passado. Acreditamos no futuro de crescimento, ainda que em um cenário conservador”, afirma Lima.

Segundo o IEMI – Inteligência de Mercado, os dados preliminares de 2019, para as vendas de vestuário no Brasil, mostram crescimento de 0,8% em peças vendidas e 2,8% em receita. As estimativas para 2020 são mais promissoras, em volume de produção, em que a indústria de vestuário nacional deverá crescer 1,6% em número de peças produzidas e 2,5% em valores de produção.

“A virada de coleção deve acontecer logo após o Carnaval e tem o desafio de atrair clientes em um período árido de vendas para o varejo de vestuário, o pós-festas”, conclui.