Coronavírus no Rio Grande do Sul: Eduardo Leite e Nelson Marchezan comentam o momento pós flexibilização

Eduardo Leite e Nelson Marchezan
Eduardo Leite e Nelson Marchezan
Eduardo Leite e Nelson Marchezan

Coronavírus no Rio Grande do Sul: Eduardo Leite e Nelson Marchezan comentam o momento pós flexibilização

Eduardo Leite governador do Estado do Rio Grande do Sul: Na sétima rodada do nosso modelo de Distanciamento Controlado, as regiões de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Capão da Canoa e Palmeira das Missões apresentaram piora nos índices e passaram de bandeira laranja para vermelha.

As regiões de Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul passaram de amarela para laranja. E, por fim, as regiões de Caxias do Sul e de Uruguaiana migraram de bandeira vermelha para laranja.

Estamos rodando o mapa das bandeiras com base em 11 indicadores. Daremos aos municípios e às associações regionais a oportunidade de, por meio dos canais adequados, apresentarem, em 24h, os pedidos de reconsideração da bandeira na respectiva região.

Nossos indicadores nos orientam, mas levaremos em consideração os argumentos dos municípios. Na segunda pela manhã, o Gabinete de Crise avaliará avaliar os dados das regiões. O mapa definitivo será publicado na segunda à tarde e passa a valer, portanto, a partir da 0h de terça.

Estamos nos aproximando da 27ª semana epidemiológica, quando, tradicionalmente, observa-se o pico de demanda por internações em hospitais e em UTIs por síndrome respiratória aguda grave no Rio Grande do Sul. São, historicamente, as semanas mais sensíveis para o Estado.

Temos de passar por essas semanas p/ garantir que haja atendimento a todos. Se houver um crescimento acelerado de casos de doenças respiratórias e de #Covid19 ao mesmo tempo, em grande proporção, teremos dificuldades p/ atender a todos. Trabalhamos intensamente p/ q isso ñ ocorra.

Reforço, portanto, o pedido à população gaúcha para que redobre os cuidados em relação à higiene, uso da máscara, uso de álcool gel e o hábito de lavar as mãos constantemente. Tudo isso nos ajuda a evitar a disseminação do Coronavírus e de outros vírus, como os da gripe.

Se todos se cuidarem e cuidarem dos seus, conseguiremos passar por esse momento, o mais sensível que vivemos no RS até agora.

Situação do Coronavírus em Porto Alegre em 20/06 :

:: 2.638 casos confirmados
:: 5.308 casos suspeitos
:: 8.805 casos negativos
:: 1.154 recuperados
:: 66 óbitos
:: 90 pacientes confirmados em UTI
:: 29 pacientes suspeitos em UTI

Nelson Marchezan Jr, prefeito de Porto Alegre:

A prefeitura vai fechar, a partir desta segunda-feira, 22, o comércio de Porto Alegre, mantendo abertos apenas os estabelecimentos e serviços expressamente autorizados, restaurantes até as 17h, além dos autônomos e microempreendedores individuais.

A decisão do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi tomada hoje em reunião, após a equipe passar os últimos dois dias analisando todos os dados importantes. Os motivos levados em conta são o rápido avanço da ocupação de leitos de UTI e a grande circulação de pessoas nas ruas.

Nos baseamos no critério leitos de UTI versus circulação de pessoas. Temos muita gente circulando e a ocupação das UTIs avançando rapidamente. Nenhum lugar do mundo conseguiu frear o avanço da doença sem evitar circulação de pessoas e restringir atividades econômicas.

Os restaurantes poderão continuar abertos até às 17h com restrição de limitação de quatro clientes por mesa, ou em cadeiras intercaladas e espaçamento entre as mesas, como já estava previsto em decreto.

O executivo também estabelece regramento para evitar aglomerações em estabelecimentos como supermercados, shoppings e parques e praças. Pessoas que desrespeitarem medidas de proteção individual, ou supermercados e shoppings que não evitarem aglomerações poderão ser multados.

Os detalhes do decreto que entra em vigor já nesta segunda-feira e eventuais dúvidas da imprensa serão esclarecidos em live realizada através do https://t.co/2fHC4KwXDv às 15h deste domingo, 21.

Ficam impedidos de abrir cerca de 29 mil CNPJs cadastrados na categoria de microempresas para atividade de comércio, além de aproximadamente 4.700 empresas de pequeno porte cadastrados na categoria de comércio. Todos CNPJs juntos empregam perto de 60 mil trabalhadores formais.