Porto Alegre e Rio Grande do Sul : coronavírus, bandeiras, marcha por democracia e vidas negras, volta às aulas presenciais e concessão do Mercado Público
Porto Alegre tem marcha por democracia e vidas negras
Depois de perder força nas redes sociais e em pesquisas de aprovação, o governo federal perde apoio na ruas, enquanto crescem os movimentos contrários ao presidente Jair Bolsonaro. Em Porto Alegre, manifestantes antifascistas e pelas vidas negras estiveram nas ruas do Centro Histórico, no domingo (07.06.20). Foi o quinto ato pela democracia registrado na capital gaúcha, o maior até agora. As primeiras manifestações surgiram para contrapor os apoiadores do governo Bolsonaro, que costumavam se concentrar aos domingos em frente ao Comando Militar do Sul. O local foi isolado pela Brigada Militar no domingo.
O protesto teve apoio de moradores da região que bateram nas panelas e engrossaram o coro “Fora, Bolsonaro”. A exceção, foram os ovos arremessados sobre os manifestantes na concentração na Esquina Democrática.
Cidades do interior gaúcho também foram palco de protestos contra Bolsonaro e pelas vidas negras. No restante do Brasil, manifestações pacíficas pró-democracia e antirracistas também superaram os atos em favor do presidente.
Ministério da Saúde – atrapalhado ?!
O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, CONASS, reagiu à fala de Carlos Wizard, que acusou os titulares das pastas estaduais de manipularem dados de óbitos por Covid-19 com intuito de garantir mais verbas. Após gerar o conflito, coisa normal no atual governo federal, Wizard anunciou que estava desistindo do cargo no Ministério da Saúde. Na noite de domingo, a pasta liberou dois balanços com dados divergentes. Em resposta o CONASS lançou plataforma com atualização frequente com os dados das Secretarias Estaduais. Outro banco de informações atualizadas do Coronavírus é https://dadostransparentes.com.br que traz a assinatura do ex-Secretário Executivo do Ministério da Saúde, médico e atualmente na Secretaria da Saúde de São Paulo, João Gabbardo. O site promete atualização dos dados do Coronavirus no Brasil, a cada hora, com informações oficiais direto das bases estaduais.
Distanciamento controlado ?
Três regiões têm risco elevado – A mais recente atualização das bandeiras no Estado elevou o nível de risco da epidemia da Covid-19 nas regiões de Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Ijuí, que passaram de amarelo para laranja. Pelotas foi a única região que fez o caminho inverso. São 16 regiões com bandeira laranja e quatro com a amarela. O Estado do RS segue sem bandeiras vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo). Conforme estudo da Ufrgs, as bandeiras vermelha e preta são improváveis de acontecer em função dos critérios
A Secretaria Estadual da Saúde, com dados defasados em relação ao municípios, registrava na noite de domingo, 12.135 casos confirmados, 286 mortes por Covid-19 e 71,3% de ocupação nos leitos de UTI’s do Rio Grande do Sul. O Estado distribuiu cerca de 380 mil kits de testes aos municípios.
Coronavírus em Porto Alegre
Cresce o número de bairros de Porto Alegre com infectados pelo novo coronavírus. Antes da liberação de Nelson Marchezan Júnior havia oito bairros da Capital sem registros da doença e agora o número caiu para cinco: – Lami, Extrema, São Caetano e Pedra Redonda, na Zona Sul; e Anchieta, na Zona Norte. Já o número de bairros com mais de 30 casos subiu de dois para 11, em diferentes regiões da cidade. “A área central tem mais casos porque nossa cidade tem uma tendência de deslocamento da periferia para o Centro”, afirmou o secretário-adjunto de Saúde de Porto Alegre, Natan Katz. Conforme os números da Secretaria Municipal da Saúde, a Capital gaúcha alcançou 1.657 casos confirmados da doença, com 619 recuperados e 44 óbitos. O domingo também marcou recorde de pacientes com Covid-19 nos leitos de UTI na Capital: 54. A lotação geral das UTI’s, atinge 80%.
Volta às aulas presenciais
Não importa o frio e o número crescente de casos e de bandeiras laranjas – já queas bandeiras vermelha e preta são quase impossíveis conforme os critérios. O Governo do Estado define as diretrizes para a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. Alunos de cursos livres, técnicos e de ensino superior poderão ser liberados para voltar às salas de aulas a partir de 1º de julho, observando medidas de prevenção. Além de readequar os espaços físicos e realizar higienização periódica de materiais de uso comum, as escolas deverão implementar regras de distanciamento mínimo para alunos e funcionários, e promover e fiscalizar o uso obrigatório de máscara. O Sindicato do Ensino Privado do RS, em nota, afirma que o texto é “complexo”.
Concessão do Mercado Público
Na sexta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre lançou o edital para conceder para iniciativa privada a administração do Mercado Público de Porto Alegre. A expectativa do poder público, que ignorou a Associação do Comércio do Mercado Público Central nos últimos meses, é assinar o mais breve possível o contrato com a empresa vencedora, que ficará responsável pela gestão, manutenção e operação do lugar por 25 anos.
Flash News Rio Grande do Sul
:: Rio Grande do Sul possui 456 mil trabalhadores com contrato suspenso ou jornada reduzida por conta da crise.
:: Justiça do Trabalho, após a insucesso de liminares, autoriza demissão de profissionais do Imesf.
:: Contra o parcelamento de salários, rodoviários da Capital organizam uma manifestação para a manhã de terça. Os trabalhadores cogitam paralisação geral.