Rio Grande do Sul Flash News : coronavírus, indústria, desemprego, exportação e eleições

Porto Alegre Rio Grande do Sul Capital Gaúcha
Porto Alegre Rio Grande do Sul Capital Gaúcha
Porto Alegre Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul Flash News

Coronavírus, indústria, desemprego, exportação e eleições

Bandeiras questionadas

Estudo realizado pelo matemático Álvaro Krüger Ramos, professor da UFRGS, concluiu que os critérios atuais do distanciamento controlado em vigor no RS dificultam a ocorrência de bandeiras vermelhas ou pretas nas regiões. Uma das razões é o peso elevado à capacidade de atendimento hospitalar no Estado. O Rio Grande do Sul apresenta bandeiras amarelas e laranjas, apesar de a incidência da doença ter subido para 87,2 casos a cada 100 mil habitantes. O modelo de distanciamento controlado não considera o total de casos de pessoas infectadas, gerando criticas da Sociedade Riograndense de Infectologia.

Vamos flexibilizar mesmo co aumento de casos e mortes

Escolas de idiomas, dança e artes, além de feiras livres, podem ser liberados a partir da semana que vem em Porto Alegre. A Prefeitura estuda autorizar as atividades caso não haja aumento no número de casos de Covid-19 na cidade. Até quarta-feira a Secretaria Municipal da Saúde contabilizava 1.367 infectados pelo novo coronavírus, – 589 casos a mais que os registros da Secretaria Estadual. Nas UTIs da Capital, o total de pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus recuou 10% em uma semana. Contudo, o aumento de outras síndromes respiratórias pressiona a ocupação geral dos leitos, que estava em 79,5%. Segue sem previsão de retomada as aulas da educação infantil ao Ensino Superior das redes privada e pública, eventos e centros culturais, cinemas, casas noturnas e de shows, boates e similares, teatros, clubes sociais, saunas e parques de diversão. Na noite de terça-feira, o governo do Estado alterou as normas válidas para estabelecimentos comerciais com a liberação do uso dos provadores de roupas.

Testes rápidos

A Secretaria Estadual da Saúde definiu, na terça-feira, o protocolo da aplicação de testes rápidos de coronavírus em farmácias do RS. A portaria determina que é obrigação dos estabelecimentos registrar todos os resultados obtidos, positivos e negativos, no sistema e-SUS Notifica. Os farmacêuticos ficam também responsáveis por encaminhar pacientes para isolamento ou atendimento médico. Secretário-executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul, Guilherme Leipnitz considera positiva a novidade mas observa que são muitos os deveres para os estabelecimentos e farmacêuticos. “É obrigação do Estado e da União testar as pessoas e não da iniciativa privada”, diz. Os testes em farmácias variam de 139 a 280 reais.

Vinícola aumenta exportação durante a pandemia

Crise ? Vinícola da serra gaúcha comemora exportação de 114,3 mil garrafas de diversos rótulos da marca para China, Hong Kong e Japão, de janeiro a maio deste ano. Os negócios representam um aumento de 71,7% em relação ao mesmo período de 2019. Grande parte deste volume foi exportado em abril e maio, com a abertura gradual dos mercados asiáticos. Em valor, o resultado dos primeiros cinco meses mostra um incremento de 133,7% nos embarques de vinhos, sucos e espumantes. Entre os destinos, destaque para a China, com 77,8 mil garrafas.

Indústria

De acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), o Índice de Desempenho Industrial no Estado (IDI-RS) caiu 13,2% em abril na comparação com o mês anterior. Ante a abril de 2019, aa queda foi ainda maior: 23,1%.

Desemprego

Estudo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), mostra que número de postos de trabalho formais fechados em abril/20 é o maior desde o início da série histórica, em 2008. Em 13 cidades do Interior, foram 4,8 mil vagas fechadas. O setor industrial foi o mais afetado. No Estado RS, a redução de postos de trabalho foi de 74,6 mil, segundo o Caged,.

Consumo em baixa

Nesse cenário, caiu também a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que atingiu, em maio, o menor patamar desde julho de 2018. Medido pela Fecomércio-RS, o índice marcou 77 pontos, 15,5% inferior ao mês anterior. Duas das causas da retração do ICF foram a baixa do nível da renda familiar e a queda na perspectiva de consumir. “Os gastos ficaram concentrados em bens básicos”, analisou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Corrida ao Paço

O MDB confirmou Sebastião Melo como pré-candidato à Prefeitura. Na véspera, João Derly deixou a Secretaria do Esporte e Lazer com intenção de se candidatar pelo Republicanos. Filiado ao PRTB, o ex-comandante da Brigada Militar Mario Ikeda deverá ser o vice de Gustavo Paim (PP).

Flash News

O governo Bolsonaro vetou o repasse de 8,6 bilhões de reais para estados e municípios combaterem o coronavírus. O líder brasileiro não está muito interessado em salvar vidas.

Florianópolis não registra morte por Covid-19 há quase um mês. No total, a capital catarinense, cuja população é cerca de três vezes menor que a gaúcha, tem sete óbitos pela infecção; já em Porto Alegre, a soma está em 41, quase seis vezes mais.

Mais de 50% dos hotéis da Capital gaúcha seguem fechados, apesar das medidas de flexibilização implementadas no Estado. De 52 pesquisados, cerca de 70% não têm data definida para reabertura.

Cobaias : Vacina contra Coronavírus desenvolvida pela Universidade Oxford será testada em 2 mil brasileiros.

Mais de 1,2 mil pessoas já buscaram ajuda da Defensoria Pública no RS por problemas relacionados ao auxílio emergencial.