Flash News Brasil : edição de sexta-feira (03.07.20)

Gebbeg News
Gebbeg News

Flash News Brasil : edição de sexta-feira (03.07.20)


CORONAVIRUS NO BRASIL
Segundo informações atualizadas pelo Conass, o Brasil chegou, nesta sexta (3/7), a 1.539.081 casos confirmados de coronavírus e 63.174 mortes decorrentes da doença. Desde a divulgação feita na quinta (2), o país registrou mais 42.223 novos diagnósticos e 1.290 óbitos


OMS
A OMS pediu nesta sexta-feira (3/7) aos países afetados pela pandemia que “acordem” e combatam a Covid-19 porque os “números não mentem”. O pedido foi feito em um momento em que as infecções na América Latina pela primeira vez superam as da Europa. Reabrir economia no epicentro da pandemia, como o Brasil, não é boa ideia, diz OMS. Para reabrir países deveriam ter eficácia de testes, sistema de rastreamento, leitos de UTI disponíveis. Mas Brasil é falho em vários quesitos.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Renato Feder: cotado para ministro da Educação já propôs privatizar todas as escolas e universidades

MINISTÉRIO DA SAÚDE
Desde o início da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde contratou 6.622 médicos para reforçar o atendimento à população nos postos de saúde de 2.127 municípios e 21 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Os profissionais foram contratados por meio de quatro editais emergenciais com investimento total de mais de R$ 1,2 bilhão.

PORTO ALEGRE
Prefeito Nelson Marchezan Jr escreveu em mídia social: “Ontem chegamos na triste marca dos cem óbitos por coronavírus e hoje, em um único dia, infelizmente tivemos mais seis mortes com a doença na cidade. A nossa solidariedade a essas famílias e a todos os pacientes que estão nas UTIs e enfermarias.

O prefeito informou que “a partir deste sábado, fecharemos o acesso para os parques Moacyr Scliar (trecho 1 da orla), Gabriel Knijnik, Germânia, Chico Mendes e Harmonia. Outras medidas, que serão válidas por 15 dias a partir de segunda-feira, incluirão: suspensão das atividades de igrejas, cultos e templos, bem como academias, salões de beleza, Mercado Público e algumas categorias do comércio”.

Marchezan também anunciou : “Novo controle de entradas em supermercados e hipermercados, além da restrição de apenas um adulto por família dentro dos estabelecimentos; suspensão da Área Azul; e interdição de bolsões de estacionamentos como os do Parque Marinha e o Viaduto da Borges de Medeiros”.

Atenção! A Orla do Guaíba foi fechada para pedestres a partir da meia-noite de sábado (4/7) no trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, para medidas de segurança do COVID-19.

“O nosso desafio é chegar em 55% de isolamento em Porto Alegre. Hoje o índice é de 42%. Precisamos do engajamento de todos e lançamos o “Desafio Porto Alegre”, para que permaneçam em casa”, conclui o prefeito.


SÃO PAULO
Data de reabertura dos parques será anunciada na próxima semana, diz Bruno Covas. O prefeito da Capital paulista ressalta que aguardará pelo menos uma semana para ver o que acontece na cidade antes de abrir outros setores.


FUTEBOL
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro conseguiu uma liminar que obriga a Globo a transmitir o jogo entre Fluminense e Botafogo, no domingo, pelo estadual. Se a emissora descumprir a decisão, a multa será de cinco milhões de reais por cada partida.

DESEMPREGO
O desemprego no Brasil teve alta pela 5ª semana consecutiva, de acordo com o IBGE.

Cerca de 11,9 milhões de brasileiros estavam desempregados na segunda semana de junho – o que representa um aumento de, aproximadamente, 700 mil trabalhadores em comparação com a semana anterior. Já em relação à primeira semana de maio, a população desempregada aumentou em cerca de 2 milhões de pessoas – uma alta de 20% em cinco semanas.

ESPORTE
Um dos principais torneios de tênis do mundo, o Roland Garros será aberto ao público, mas com limitação de capacidade. A Federação Francesa de Tênis afirmou que a decisão respeita as normas do Ministério do Esporte do país.

A competição está prevista para ocorrer entre 21 de setembro e 11 de outubro, com restrição de 50% a 60% da quantidade total. Tradicionalmente disputado em maio, o Grand Slam foi o primeiro a ser adiado em decorrência da pandemia.

LAVA JATO
O procurador da República Deltan Dallagnol afirmou na sexta-feira (3/7) que as críticas de Augusto Aras de que a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR) teria “atuações clandestinas”, indicam a criação de um discurso de “desmonte” do grupo, do qual é coordenador

Segundo a força-tarefa da Lava Jato em SP, a Odebrecht pagou R$ 27,8 milhões a José Serra. A informação consta da denúncia apresentada pelo MPF na manhã de sexta-feira (3/7), contra o tucano e sua filha, Verônica Allende Serra, pela prática de lavagem de dinheiro transnacional

DIREITO
Aplicativos de transporte de pessoas, como Uber, não serão responsabilizados por objetos esquecidos nos veículos. A decisão é do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, que negou pedidos de indenização por danos morais e materiais por usuário que deixou um celular em um carro .

POLÍCIA FEDERAL
Ministro da Justiça diz que PF tem independência mas não soberania, e refuta interferência. Governo ainda estuda recriar Ministério da Segurança, diz Mendonça

MISTÉRIO
Pelo menos 275 elefantes morreram em condições misteriosas no Delta do Okavango (norte), no Botsuana, uma região muito popular entre os turistas no país africano

ISOLAMENTO
A Coreia do Norte fechou as fronteiras ainda em janeiro e isolou milhares de pessoas. Ao anunciar agora “vitória” contra o vírus, Kim Jong-un enfatizou a importância de manter “o alerta máximo sem relaxamento na frente antiepidêmica”.