Flash News Brasil : edição de sábado (04.07.20)

Portal de Notícias Gebbeg Flash News

CORONAVÍRUS NO BRASIL
O Brasil registra mais de 1000 mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas. Foram contabilizados 1.091 óbitos entre sexta-feira e sábado. No total, o país soma 64.265 mortes desde o início da pandemia. Já em relação aos casos, foram 37.923 confirmados nas últimas 24 horas.

Ao todo, o Brasil tem 1.577.004 registros da Covid-19. Mais da metade já se curou da doença – 876.359 pessoas já se recuperaram, de acordo com o Ministério da Saúde.

Coronavírus no Brasil

MORRA QUEM TEM QUE MORRER
São Paulo vai reabrir bares, restaurantes e salões de beleza na próxima segunda-feira. Os protocolos que autorizam a retomada do funcionamento foram assinados no sábado.

Para evitar o que aconteceu no Rio de Janeiro, o prefeito Bruno Covas decidiu proibir bares e restaurantes de atenderem pessoas nas calçadas, do lado de fora dos estabelecimentos.

Além disso, esses locais só vão poder abrir 6 horas por dia, devem fechar as portas até as 17h e a ocupação deve ser limitada a 40% da capacidade.

O número de enterros na cidade de São Paulo aumentou 52% em junho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, em junho deste ano foram 8.925 mil enterros e 5.884 mil em junho de 2019.

Esses números incluem cremações e enterros realizados em cemitérios particulares da capital paulista. Junho foi o segundo mês deste ano com mais sepultamentos contabilizados na capital paulista.

O cidadão vai encontrar urnas nas portas das agências. Ele poderá deixar um envelope lacrado com as cópias dos documentos solicitados pelo órgão.

O serviço teve início de forma experimental nesta semana em alguns postos e foi oficialmente estendido desde sexta-feira (03.07) em todo o Estado de São Paulo.

CORONAVIRUS EM PORTO ALEGRE
Situação do Coronavírus em Porto Alegre, sábado (04.07)
.. 3.968 casos confirmados
.. 9.111 casos suspeitos
.. 14.394 casos negativos
.. 2.108 recuperados
.. 114 óbitos
.. 177 pacientes confirmados em UTI
.. 49 pacientes suspeitos em UTI

MUTAÇÃO
Coronavírus apresentou mutação em quase um terço dos casos coletados pela OMS

POSITIVO PARA COVID-19
O técnico Vanderlei Luxemburgo dá positivo por coronavirus

PRESIDENTE BRASILEIRO UM PATRIOTA AMERICANO
O presidente Jair Bolsonaro participou de um almoço na casa do embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Todd Chapman. Ele publicou uma foto do evento nas redes sociais. Bolsonaro está abraçado com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Também aparecem na imagem o general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo; o general Fernando Azevedo (ministro da Defesa); o general Walter Braga Netto (da Casa Civil) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Todos estão sem máscara.

FAKE NEWS
Maia diz que plataformas digitais querem evitar lei das fake news porque “vivem do radicalismo”

CICLONE BOMBA
“Este pode ser considerado o pior desastre provocado por ventos no estado, superando o desastre do furacão Catarina em 2004 e o tornado de Xanxerê”, informa a Defesa Civil de SC sobre o ciclone bomba desta semana.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sobrevoou uma das regiões mais atingidas pelo “ciclone bomba”. Ele chegou por volta das 8h20 a Santa Catarina e desembarcou no aeroporto de Florianópolis.

Ao deixar o avião, Bolsonaro usava máscara, conversou com autoridades e tirou fotos. Ao menos 165 cidades catarinenses tiveram danos registrados com a passagem do “ciclone bomba”, que causou ao menos 10 mortes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

ISENÇÃO DE CRÉDITO
O governo federal prorroga até 2 de outubro isenção do IOF para concessão de crédito. A alíquota do tributo tinha sido zerada em abril para amenizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

A isenção valia até sexta-feira (03.07), mas o decreto publicado no Diário Oficial da União mantém a alíquota zero sobre operações de crédito contratadas no período.

Quando anunciou a desoneração do imposto de abril a julho para baratear as linhas de financiamento, a Receita Federal estimou um custo de R$ 7 bilhões ao governo.

Somente no mês de maio, a arrecadação registrou uma queda de cerca de dois bilhões de reais devido à isenção do IOF nas operações de crédito.

NOVO PROTESTO
Entregadores programam uma nova paralisação para o dia 12 de julho, um domingo. O primeiro protesto, na última quarta-feira, foi registrado em São Paulo e em outras capitais do Brasil e da América do Sul.

Entre as reivindicações da categoria, estão uma tabela mínima de frete unificada a todos os aplicativos, um auxílio durante a pandemia, uma maior taxa por quilômetro rodado, o fim dos bloqueios considerados injustificados por plataformas e o fim do esquema de pontuação.

AUMENTO
A conta de luz da Enel vai ficar, em média, 4,23% mais cara a partir de hoje. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Para o setor industrial, o aumento será de 6%; para os consumidores residenciais, de 3,58%.

A Enel foi notificada pelo Procon de São Paulo por causa da disparada de 373% nas queixas sobre aumento abusivo nas contas.

FIQUE ATENTO
Você teve viagem, reserva ou algum evento cultural cancelada por causa da pandemia? Na segunda, termina o prazo para negociar créditos ou reembolso com as empresas sem pagamento de taxas ou multas. Qualquer dúvida procure o Procon

NEGÓCIOS
A venda de livros aumentou durante a quarentena. Entre os mais procurados estão os de ficção e obras sobre direito, economia e finanças.

TRUMP
Em uma mensagem aos americanos no Dia da Independência dos EUA, Donald Trump afirmou que o país foi atingido por uma praga vinda da China, mas que já está perto de encontrar o caminho da saída.