Região Sul em alerta : frente fria e risco de temporal

Ciclone em Piuna Santa Catarina - Estrada Interditada - Foto Defesa Civil SC
Ciclone em Piuna Santa Catarina - Estrada Interditada - Foto Defesa Civil SC
Ciclone em Piuna Santa Catarina – Estrada Interditada – Foto Defesa Civil SC

Gebbeg News | Região Sul em alerta : frente fria e risco de temporal

Região Sul volta a entrar em alerta devido a risco de novos temporais
Frente fria provoca chuva intensa em Santa Catarina

A população de Santa Catarina que está se recuperando do ciclone extratropical (ou ciclone-bomba) que atingiu o estado na terça-feira (30.06.20), que matou dez pessoas e causou danos em residências, estabelecimentos comerciais e infraestrutura sofre de desde domingo (05.07.20), com uma frente fria, chuva e possibilidade de novas tempestades. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há um alerta de perigo devido ao risco de tempestades ao longo de segunda-feira (06.07.20). Segundo os meteorologistas, ventos intensos podem atingir algumas regiões catarinenses, variando entre 60 e 100 quilômetros por hora, aumentando a chance de queda de árvores, novos cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. No estado, o alerta vale principalmente para o oeste catarinense, Vale Do Itajaí, grande Florianópolis.

Em boletim na segunda-feira (06.07.20), a Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população para os riscos de chuva forte e de descargas elétricas, com possibilidade de ocorrência de ventos fortes sobretudo no oeste catarinense, até pelo menos a manhã de quarta-feira (08.07). De acordo com o órgão, são esperados volumes “significativos” de chuva, o que aumenta os riscos de deslizamento, alagamentos e enxurradas.

Na sexta-feira (04.07), o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, informou que os danos materiais causados pelo ciclone extratropical da semana passada começariam a ser calculados esta semana, pois, até então, a prioridade dos governos estadual e federal era prestar ajudar assistencial à população diretamente afetada, distribuindo lonas, telhas, roupas e alimentos às pessoas atingidas. Foram registrados estragos em pelo menos 185 cidades catarinenses, o que levou o governo estadual a decretar estado de calamidade pública e pedir ajuda ao governo federal.

Rio Grande do Sul
O Inmet também alerta a população do Rio Grande do Sul para forte chuva e ventos. De acordo com a Climatempo, um ciclone menos intenso que o anterior deverá voltar a se formar entre segunda (06.07.20) e quarta-feira (08.07.20), quando avançará em direção ao mar. Durante a passagem vai provocar chuva volumosa sobre o noroeste, litoral norte e sul gaúcho, grande Porto Alegre, Planalto Sul e Serra.

A Defesa Civil de Porto Alegre ALERTA para terça-feira (07.07.20) a possibilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte (de 30 à 60mm/h ou de 50 à 100mm/dia), acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento (de 60 à 100Km/h) e queda de granizo, no município.