Flash News Brasil : edição de terça-feira (07.07.20)

Gebbeg News
Gebbeg News

Flash News Brasil : edição de terça-feira (07.07.20)

Na terça-feira (08.07.20) o presidente Jair Bolsonaro confirmou ter contraído coronavírus e Brasil atinge a marca de 1.668.589 infectados e 66.741 mortos em decorrência da Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde.

No dia foram registrados 45.305 novos casos confirmados de covid-19 e 1.254 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde.

O balanço diário eleva o total de infecções para 1.668.589. Um dos contaminados é o presidente Jair Bolsonaro.

O país soma ainda o trágico número de 66.741 óbitos causados pelo Sars-Cov-2. Ao todo, 976.977 pacientes se recuperaram da doença, segundo o Ministério da Saúde.

São Paulo é o estado brasileiro mais atingido por coronavírus, com 332.708 casos e 16.475 mortes. O número de infectados no Estado paulista supera os registrados em países europeus como Reino Unido, Espanha e Itália.

O Ceará é o segundo estado brasileiro em número de casos, somando 124.952, e o terceiro em número de mortos, com 6.556 vítimas. Já o Rio de Janeiro tem 124.086 casos e 10.881 óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde e o Conass, a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes é atualmente de 31,8 no Brasil

BOLSONARO COM COVID-19
Ao noticiar que o presidente contraiu o vírus, jornais destacam postura negacionista de Bolsonaro em relação à gravidade da pandemia, sua “não luta” para conter o avanço da doença, seu desrespeito às medidas de proteção e a falta de um ministro da Saúde.

Se existe uma coisa da qual não se pode acusar o presidente é de falta de coerência. Com ou sem coronavírus, ele permanece o mesmo. Bolsonaro continua minimizando os efeitos da pandemia, mesmo infectado.

Bolsonaro utilizou nome verdadeiro em teste para Covid-19

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é o quarto chefe de Estado a contrair covid-19. A notícia foi o principal destaque de terça-feira (7) na imprensa internacional.

“Precisamos ser sérios, ninguém está seguro”, diz OMS após Jair Bolsonaro testar positivo para coronavírus.

CORONAVIRUS NA AMÉRICA LATINA
Contrariando a tendência de baixa dos últimos dias, na terça-feira (7/7) a América Latina registrou seu recorde diário de novas mortes em 24 horas em toda a pandemia: 2.866. E, com 72 mil novos casos, região superou os 3 milhões de contágios.

Região acumula 3.040.492 casos e 132.833 mortes oficialmente atribuídas à covid-19 desde o início da pandemia. Foram 72.422 novos casos (registro mais alto para uma terça-feira) e 2.866 novas mortes (registro mais alto de toda a pandemia) em 7 de julho.

MEDO DO BRASIL
Com receio de segunda onda do coronavírus, a China suspendeu as importações de carnes de seis frigoríficos do Brasil: são dois de frango, dois de suínos e dois de carne bovina. O Brasil tem 102 frigoríficos habilitados a exportar carnes para a China.

TRANSMISSÃO
Um grupo formado por mais de 200 cientistas afirma, em estudo, que o coronavírus pode ser transmitido por meio de partículas suspensas no ar. Atualmente, OMS não considera esse meio de transmissão da doença.

AIDS
Cientistas da Unifesp trataram homem com novo coquetel por 11 meses, e vírus deixou de ser detectado no organismo. É o terceiro caso no mundo de eliminação do HIV, sendo que os anteriores foram submetidos a transplantes.

RACHADINHA
Um ano e meio depois de ser convocado para depor no inquérito das rachadinhas, o Senador Flávio Bolsonaro foi ouvido nesta terça-feira pelo Ministério Público.

QUEIROZ
O Tribunal de Justiça do RJ encaminhou para o STJ os pedidos de liberdade de Fabrício Queiroz e a da mulher dele, Márcia de Aguiar. A decisão é da desembargadora Suimei Cavalieri. Os dois tiveram ordem de prisões preventivas decretadas no âmbito da Operação Anjo.

Queiroz está preso desde o dia 18 de junho e a mulher dele segue foragida. O ex-assessor de Flávio Bolsonaro é suspeito de distribuir o dinheiro da rachadinha no gabinete quando o filho do presidente Jair Bolsonaro era deputado estadual.

MP
Presidente Jair Bolsonaro sanciona a MP que cria o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. O texto permite que empresas suspendam contratos ou ainda reduzam jornadas e salários dos funcionários até o fim do ano por causa da pandemia.

A lei garante o pagamento, pelo governo federal, de uma parte do seguro-desemprego por até 60 dias ao trabalhador com contrato suspenso ou por até 90 dias se o salário e a jornada forem reduzidos.

AUMENTO DE PREÇO
A Petrobras anunciou um reajuste médio de 5% nos preços da gasolina vendida em refinarias e bases de entrega da estatal. A medida entra em vigor a partir de quarta-feira, 8. Na semana passada, o combustível já foi reajustado em 3%.

No anúncio feito na terça-feira (07), a empresa informou também que manteve a cotação do diesel. Em nota, a petroleira ainda comunicou que, caso seja considerada a variação desde janeiro, o preço da gasolina está 13,7% menor do que o do início do ano.

CHUVA
Porto Alegre terminou a terça-feira com até 121 mm acumulados em alguns bairros, ou seja, chuva de um mês em um dia. E seguirá chovendo nas próximas horas. Pode ser o centro de baixa pressão a provocar mais chuva na Capital desde o de maio de 2008.

PARQUES
Os Centros Esportivos da cidade São Paulo reabriram para o público. As áreas comuns estão disponíveis para caminhadas, passeios e corridas das 6h às 12h, mas as quadras, ginásios e piscinas permanecem fechados. Parques, como o do Ibirapuera, podem ter autorização para funcionar já na semana que vem, mas só de segunda a sexta.

MERCADO
Com a explosão do delivery, aumentou a procura por motos de baixa cilindrada e acessórios para entregas, como mochilas térmicas.

POLÍCIA
Reviravolta no caso João Pedro, morto em uma ação das polícias federal e civil do RJ. No primeiro depoimento, os agentes negaram que atiraram de dentro do helicóptero. Duas semanas depois mudaram a versão e admitiram que dispararam 29 vezes na direção da casa.

FUTEBOL
O Campeonato #Paulista deve voltar dia 22 de julho e com chance de jogos a cada dois dias. As duas rodadas da fase de grupos seriam nos dias 22 e 25/07, respeitando um mínimo de 48 horas para que cada equipe volte a campo. As quartas, disputadas em jogo único, seriam nos dias 27 e 28/07. As semi finais ficariam para os dias 31/07 e 01/08.
As finais, nos dias 03 e 06/08.

PLANOS DE SAÚDE
Os planos de saúde do País perderam 283 mil clientes em dois meses com a pandemia de coronavírus. Segundo o balanço da Agência Nacional de Saúde Suplementar, em maio, o número de beneficiários ficou em 46,8 milhões. Antes, em março, era de 47,1 milhões.

TECNOLOGIA
O Tik Tok, app de vídeo que é febre na internet atualmente, vai deixar o mercado de Hong Kong por causa da nova lei de segurança da China. Pequim tem enfrentado críticas de outros países ao impor uma lei que pune manifestantes que estejam em atos considerados de subversão.

A desenvolvedora do aplicativo, que é chinesa, busca também diminuir a desconfiança dos Estados Unidos. O governo norte-americano suspeita que as informações contidas no Tik Tok estejam ao alcance do governo chinês, o que a empresa nega.