Coronavírus no Brasil : feriadão em São Paulo ? + tô com covid-19 + entre aspas

João Doria

Coronavírus no Brasil

Feriadão em São Paulo ? + tô com covid-19 + entre aspas

São Paulo registra recorde de mortes por coronavírus: 324 óbitos em 24 horas.

A ocupação dos leitos de UTI aumenta no Estado de São Paulo, passando de 69% para 71,4%. Já na região metropolitana da capital, o índice teve leve queda, saindo de 89% para 88%. A situação na Grande São Paulo é parecida com a de estados que beiram o colapso.

Dimas Covas, chefe interino do Comitê de Contingenciamento contra a epidemia de coronavírus, afirmou nesta terça-feira que o estado está “perdendo a guerra para o vírus”. A antecipação de feriados na capital é para forçar o isolamento nos próximos dias.

O prefeito Bruno Covas sancionou a lei que antecipa dois feriados para esta semana, na quarta (20) e quinta-feira (21).

Com a opção de ponto facultativo na sexta(22), moradores da capital paulista têm feriado decretado entre 20 e 24 de maio. Segundo o prefeito , a antecipação dos feriados na capital e no estado é uma das “últimas cartadas” para aumentar o isolamento social como medida contra o novo #coronavirus

Em dias úteis, o índice de isolamento no estado de São Paulo oscila entre 47% a 48%

Na capital paulista a taxa costuma variar de 47% a 48% de segunda a sexta-feira — e aumenta nos finais de semana.

O megaferiado de São Paulo pode ainda ganhar mais um dia, a segunda-feira (25), caso o estado antecipe mais uma data: o feriado estadual de 9 de Julho, que lembra a Revolução Constitucionalista

TRANSPORTES
Consultada, a Secretaria de Transporte Metropolitano disse que Metrô e CPTM vão funcionar no mesmo esquema dos últimos dias úteis. A SPTrans, que gerencia os ônibus municipais da capital, ainda não se manifestou sobre a operação nos feriados antecipados

RODÍZIO
O rodízio de veículos não será aplicado na quarta (20) e na quinta (21). Apesar de sexta (22) ser ponto facultativo e não feriado, a prefeitura estendeu a liberação

AGÊNCIAS DA CAIXA
Segundo a Caixa, suas agências estarão abertas nos dias de feriado “com o objetivo de evitar aglomerações, longas filas”

As agências estarão abertas das 8h às 14h para atendimento referente ao auxílio emergencial

TÔ COM COVID-19

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, confirmou por meio das redes sociais dele que testou positivo para o novo coronavírus.

Diretor da Anvisa testa positivo para covid-19. Aliado de Bolsonaro, Antonio Barra Torres participou de ato em apoio ao presidente em Brasília.

Senadora Mara Gabrilli (PSDB) está com Covid-19, com sintomas leves, e vai se afastar do mandato por 14 dias, informa assessoria. Tetraplégica, ela está isolada no apartamento em SP e participava de sessões remotas. Uma de suas cuidadoras está com Covid-19 e perdeu a mãe para a doença.

ABRE ASPAS

Lula : “Se não fosse o coronavírus, eu já estaria na rua gritando Fora Bolsonaro”.

Nelson Teich: “Em 28 dias à frente do MS, por mais difícil que fosse a situação, nunca expus gestões anteriores. Acho muito deselegante um ex-ministro criticar seu sucessor e acredito que esse tipo de condução só aumenta a polarização e o desgaste, prejudicando desta forma, o país inteiro”.

Rodrigo Maia : “Falei hoje com a imprensa sobre a posição do Congresso em relação a dois importantes temas: adiamento das eleições municipais e do Enem. Teremos uma comissão mista, composta de deputados e senadores, para debater uma nova data para o pleito, sem a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. A proposta também será analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Sobre o Enem, aguardo uma decisão do governo em relação ao adiamento. Caso o presidente não se posicione, a Câmara vai votar o projeto do Senado que adia a realização das provas e fazer a mudança pelo Legislativo. Mas, repito, espero que o governo decida antes, para não parecer uma medida do Legislativo contra o Executivo. O Congresso tem posição amplamente favorável ao adiamento. O #adiaEnem é um pedido de todo o Brasil.

FLASH NEWS

Bolsonaro vai se reunir com governadores para falar sobre o coronavírus na quinta

Caminhoneiros se irritam com veto de Bolsonaro de auxílio emergencial para a categoria

Com isolamento social, vendas mundiais pela internet crescem 209%.

Com 75 votos a favor e apenas 1 contra, Senado aprova o texto base do projeto de lei que adia o ENEM 2020 e demais exames de acesso ao ensino superior.

O Tribunal de Justiça de SP determina o fechamento das rodovias de acesso aos municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Itariri. O pedido foi feito pelo MP, que alegou preocupação com a possibilidade de aumento no fluxo de pessoas.

Dólar faz custo de produção da cloroquina saltar de R$ 750 para R$ 10 mil por quilo Coronavírus

Deputado estadual Gil Vianna morre de covid-19 no Rio de Janeiro