Rio Grande do Sul: abertura de restaurantes e comércio em Porto Alegre + sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas

Shopping João Pessoa em Porto Alegre
Shopping João Pessoa em Porto Alegre

Rio Grande do Sul Flash News (20.05.20)

Abertura de restaurantes e comércio em Porto Alegre + sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas

A prefeitura de Porto Alegre liberou o funcionamento de parte do comércio. Em decreto publicado na noite de terça-feira (19.05.20), estão autorizados a voltar a funcionar bares, restaurantes, shoppings centers, igrejas e academias que respeitarem regras como ocupação máximo 50% da sua capacidade e manterem distanciamento mínimo de 2 metros entre clientes.

Cinemas, boates e teatros permanecem fechados. O retorno parcial às atividades na Capital gaúcha exclui equipamentos estaduais, como Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).

Mortes continuam

26⁰ óbito de paciente de Porto Alegre confirmado com Coronavirus. Registrado em 19/05, informado em 20/05. Homem, 40 anos, internado no Hospital de Clínicas desde 13/05. Sem histórico de outras doenças crônicas.

Flexibilizar. Estudos X Realidade. Estudos indicam possibilidade de flexibilizar. Já fatos: crescimento no registro de mortes e uso de UTI’s e mortes de pessoas fora do grupo de risco. Exemplos de caos na saúde no mundo e em capitais brasileiras não significam nada. Roleta Russa!

Rio Grande do Sul Mapa de Leitos de UTIs

Sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas

Ministério Público e o Ministério Público de Contas abriram procedimentos fiscalizatórios para apurar uma possível prática de sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas após publicação de reportagem de GaúchaZH. Segundo a reportagem, o município teria contratado técnicos de manutenção com valor até três vezes superior ao estipulado em tabela pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices para a Construção Civil (Sinapi), elaborada pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o objetivo de apontar os preços médios para a contratação de materiais, mão de obra e equipamentos pelo setor público. A prefeitura de Canoas contesta a reportagem alegando que os profissionais contratados exercem mais funções que a dos profissionais indicado pelo Sinapi.

“Nem aí” para o isolamento social

As ruas de cidades de todo o Brasil começam a retomar seu movimento à medida em que as restrições de atividades vão sendo flexibilizadas, mesmo com o número crescente de registros de mortes por coroanavírus e utilização de UTI’s . A população parece “nem aí” para o isolamento social. Há um desespero pela e para a economia. Estar vivo no futuro virou segundo plano. Uma roleta russa. Uma aposta. Um game over. Em alguns municípios do interior gaúcho há barreiras sanitárias. Entre as ações, estão a higienização dos carros, a realização de testes rápidos na população e a aferição de temperatura corporal. Em Cruz Alta, profissionais da saúde aplicam questionários para identificar casos suspeitos. Em Bagé, a prefeitura, que havia diminuído as restrições na semana passada, impôs novo toque de recolher, proibindo a circulação dos bajeenses depois das 22h.

Reabilitados

Na segunda-feira, o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, deu alta da CTI para seu primeiro paciente mais grave, internado desde março. No mesmo dia, o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, realizou um ato para comemorar a marca de 100 pacientes recuperados. Na ocasião, também foi feito um minuto de silêncio por aqueles que perderam a vida para a doença. Porto Alegre e Passo Fundo concentram 32% das mortes por coronavírus no RS. Do total de 270 novos leitos de UTI habilitados no Estado com repasse da União para tratamento de pacientes da Covid-19, 48 estão na Capital e 23 na cidade da região Norte, que apresentou estudo mostrando que a demora por atendimento é a principal causa das mortes no município.

Flash News

:: No dia em que o Brasil superou a marca de mil mortos em um único dia, Rodrigo Maia sinalizou que as eleições municipais podem mesmo ser adiadas. A ideia está em discussão no Congresso e estipula o dia 6 de dezembro como provável data do primeiro turno.
:: O governador Eduardo Leite manifestou apoio ao veto de Jair Bolsonaro para que os salários dos servidores fiquem congelados por um ano e meio. O assunto deverá ser tratado em teleconferência com o presidente na quinta.
:: O setor calçadista já demitiu 8,93 mil pessoas no RS, cerca de 10% do total dos trabalhadores no segmento.
:: Mensagem falsa circula entre empresários e nas redes sociais listando 21 lojas do Iguatemi que estariam fechando. Empreendimento confirmou o encerramento de apenas três: Via Mia, M Officer e Caracol Chocolates.
:: As contas de água da Corsan ficarão 5,93% mais caras a partir de outubro. O aumento será aplicado a clientes de 284 cidades.