Rio Grande do Sul: abertura de restaurantes e comércio em Porto Alegre + sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas

Shopping João Pessoa em Porto Alegre
Shopping João Pessoa em Porto Alegre
Shopping João Pessoa em Porto Alegre

Rio Grande do Sul Flash News (20.05.20)

Abertura de restaurantes e comércio em Porto Alegre + sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas

A prefeitura de Porto Alegre liberou o funcionamento de parte do comércio. Em decreto publicado na noite de terça-feira (19.05.20), estão autorizados a voltar a funcionar bares, restaurantes, shoppings centers, igrejas e academias que respeitarem regras como ocupação máximo 50% da sua capacidade e manterem distanciamento mínimo de 2 metros entre clientes.

Cinemas, boates e teatros permanecem fechados. O retorno parcial às atividades na Capital gaúcha exclui equipamentos estaduais, como Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).

Mortes continuam

26⁰ óbito de paciente de Porto Alegre confirmado com Coronavirus. Registrado em 19/05, informado em 20/05. Homem, 40 anos, internado no Hospital de Clínicas desde 13/05. Sem histórico de outras doenças crônicas.

Flexibilizar. Estudos X Realidade. Estudos indicam possibilidade de flexibilizar. Já fatos: crescimento no registro de mortes e uso de UTI’s e mortes de pessoas fora do grupo de risco. Exemplos de caos na saúde no mundo e em capitais brasileiras não significam nada. Roleta Russa!

Rio Grande do Sul Mapa de Leitos de UTIs

Sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas

Ministério Público e o Ministério Público de Contas abriram procedimentos fiscalizatórios para apurar uma possível prática de sobrepreço nos hospitais de campanha de Canoas após publicação de reportagem de GaúchaZH. Segundo a reportagem, o município teria contratado técnicos de manutenção com valor até três vezes superior ao estipulado em tabela pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices para a Construção Civil (Sinapi), elaborada pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o objetivo de apontar os preços médios para a contratação de materiais, mão de obra e equipamentos pelo setor público. A prefeitura de Canoas contesta a reportagem alegando que os profissionais contratados exercem mais funções que a dos profissionais indicado pelo Sinapi.

“Nem aí” para o isolamento social

As ruas de cidades de todo o Brasil começam a retomar seu movimento à medida em que as restrições de atividades vão sendo flexibilizadas, mesmo com o número crescente de registros de mortes por coroanavírus e utilização de UTI’s . A população parece “nem aí” para o isolamento social. Há um desespero pela e para a economia. Estar vivo no futuro virou segundo plano. Uma roleta russa. Uma aposta. Um game over. Em alguns municípios do interior gaúcho há barreiras sanitárias. Entre as ações, estão a higienização dos carros, a realização de testes rápidos na população e a aferição de temperatura corporal. Em Cruz Alta, profissionais da saúde aplicam questionários para identificar casos suspeitos. Em Bagé, a prefeitura, que havia diminuído as restrições na semana passada, impôs novo toque de recolher, proibindo a circulação dos bajeenses depois das 22h.

Reabilitados

Na segunda-feira, o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, deu alta da CTI para seu primeiro paciente mais grave, internado desde março. No mesmo dia, o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, realizou um ato para comemorar a marca de 100 pacientes recuperados. Na ocasião, também foi feito um minuto de silêncio por aqueles que perderam a vida para a doença. Porto Alegre e Passo Fundo concentram 32% das mortes por coronavírus no RS. Do total de 270 novos leitos de UTI habilitados no Estado com repasse da União para tratamento de pacientes da Covid-19, 48 estão na Capital e 23 na cidade da região Norte, que apresentou estudo mostrando que a demora por atendimento é a principal causa das mortes no município.

Flash News

:: No dia em que o Brasil superou a marca de mil mortos em um único dia, Rodrigo Maia sinalizou que as eleições municipais podem mesmo ser adiadas. A ideia está em discussão no Congresso e estipula o dia 6 de dezembro como provável data do primeiro turno.
:: O governador Eduardo Leite manifestou apoio ao veto de Jair Bolsonaro para que os salários dos servidores fiquem congelados por um ano e meio. O assunto deverá ser tratado em teleconferência com o presidente na quinta.
:: O setor calçadista já demitiu 8,93 mil pessoas no RS, cerca de 10% do total dos trabalhadores no segmento.
:: Mensagem falsa circula entre empresários e nas redes sociais listando 21 lojas do Iguatemi que estariam fechando. Empreendimento confirmou o encerramento de apenas três: Via Mia, M Officer e Caracol Chocolates.
:: As contas de água da Corsan ficarão 5,93% mais caras a partir de outubro. O aumento será aplicado a clientes de 284 cidades.