Indústria da Moda Fitness : mercado, consumidor, tendências e mídias sociais

Moda Fitness : mercado, consumidor e tendências

Indústria da Moda Fitness : mercado, consumidor, tendências e mídias sociais

O mercado global de roupas esportivas deve apresentar um crescimento expressivo nos próximos anos. De acordo com estimativas em 2019, o segmento atingirá US$ 207,79 bilhões em todo o mundo até 2025 – um aumento de aproximadamente 2% ao ano.

Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento da conscientização e do interesse da população com questões relativas a saúde, beleza e bem-estar e por outros fatores como : maior participação das mulheres nos esportes e em academias e propagação das tecnologias vestíveis.

Maior participação das mulheres nos esportes e em academias, decorrente de uma maior independência social e financeira. A busca contempla desde atividades que ganham maior aderência delas, como dança, ioga, aeróbica, até práticas que outrora eram predominantemente masculinas: futebol, corrida, lutas marciais etc.

Hastags mais usadas por influenciadores nas mídias sociais

#ModaFitness, #ModaFit, #ModaFitnessPlusSize, ModaFitnessMasculina, #ModaFitnessFeminina, ModaEsportiva, entre outras.

Quem mais comenta sobre moda fitness no Brasil nas mídias sociais

:: Homens 35,81
:: Mulheres 49,32
:: Demais 15,87

Moda Fitness nas mídias sociais

Termos mais usados são : moda, vestuário, roupa, fitness, esportivo, academias, musculação e treino

:: Moda fitness feminina: assunto relacionado a moda fitness para o público feminino.
:: Moda fitness masculina: assunto relacionado a moda fitness para o público masculino
:: Empresas/marcas: empresas/marcas que fazem divulgação nas redes sociais.
:: Look: divulgação de conjuntos completos de roupas fitness, ou
.. Legging: parte do vestuário esportivo.
.. Top: parte do vestuário esportivo.
.. Camiseta: parte do vestuário esportivo.
.. Regata: parte do vestuário esportivo.
.. Shorts: parte do vestuário esportivo.
.. Macacão: parte do vestuário esportivo.
.. Calça masculina: parte do vestuário esportivo.
.. Calçado: parte do vestuário esportivo.
.. Blusa: parte do vestuário esportivo.
.. Consumidor: pessoas que comentam sobre o assunto e trazem insights sobre consumo/demanda e oportunidades.
.. Roupa de academia: não está relacionada a compra ou venda de
vestuário, mas sim a alguma ação. Por exemplo: “tenho que lavar minha roupa de academia”.
.. Assédio: menções que relatam assédios, sofridos principalmente por mulheres, ao fazerem uso de roupas de academia.
.. Tendência: aborda algum tipo de novidade relacionada à moda fitness

Os dias com maiores picos de menções ocorreram na terça, quinta e quarta-feira, respectivamente. Já os menores picos ocorreram aos sábados e domingos. Os números estão bem relacionados também aos dias de
funcionamento das academias e à cultura do brasileiro, que realiza as atividades físicas predominantemente antes ou após o expediente de trabalho.

Já o pico de menções ocorreu em maior número entre 14h e 16h, à frente
inclusive do horário das 18h às 20h, revelando que as pessoas estão buscando horários alternativos para prática de exercícios.

Estilo de vida fitness

A adesão à moda fitness vem geralmente ligada a uma rotina que inclui exercícios físicos e alimentação saudável. Conforto e rendimento, mas sem perder a beleza é a expectativa das pessoas que buscam roupas fitness. Os consumidores desejam roupas que melhorem a performance, mobilidade, segurança e resistência na prática dos exercícios. Contudo, esses benefícios
precisam estar associados ao conforto e às tendências da moda.

Autoestima
A moda fitness também surge como um estímulo à autoestima, visto que muitas pessoas demonstraram que se sentem belas fazendo uso desse vestuário.

Uso no dia a dia
Já que moda fitness é associada a conforto e muitas pessoas se sentem bem ao usá-las, além de serem esteticamente bem aceitas, as peças passaram a fazer parte da rotina das pessoas, sendo utilizadas também fora das academias. O uso de roupas esportivas para além das academias também é motivo de algumas críticas por pessoas que recriminavam o uso das roupas esportivas em qualquer circunstância.

Constrangimento
Alguns usuários de roupa fitness apontam desconforto, principalmente porque muitos modelos são justos, curtos ou decotados em demasia. Este consumidor busca um portfólio mais diversificado de roupas, que ofereça estilos, modelos, estampas e recortes diferenciados para atender a
variados públicos.

Assédio
O “assédio” está presente nas conversas e postagens, gerando uma repercussão negativa. Algumas empresas fabricantes de produtos para este segmento já “adotaram” o assunto em campanhas educativas, buscando aproximação dos clientes potenciais.

Mercados Favorecidos pela Moda Fitness

A expansão da moda fitness atinge outros mercados também, que se favorecem e pegam carona no seu crescimento. Beleza, saúde e bem-estar: esse mercado é altamente influenciado pelo de moda, e no segmento
fitness isso não é diferente. Existem diversos produtos e serviços que contribuem e ajudam a potencializar os exercícios físicos. Conheça alguns exemplos:

… Massagens desportivas, modeladoras, relaxantes

… Nutrição esportiva

… Alimentação: diretamente ligado à prática esportiva, o setor de alimentação é um aliado fundamental aos empreendedores do mercado de moda fitness, visto que para conquistar um bom condicionamento físico, bem-estar e um corpo saudável é preciso unir a prática física à uma boa alimentação. Diante disso, surgem oportunidades com negócios integrados, que comercializam roupas fitness e alimentos, bebidas e suplementos para esse público.

… Mercado imobiliário: mesmo que o streaming esteja se popularizando, a prática de exercício presencial ainda tem muita procura. E uma tendência deste setor é o chamado coworking – modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos e que gera boas oportunidades aos empreendedores do mercado fitness. Esse é um bom exemplo de espaço que pode ser formado unindo moda fitness, atividades físicas, alimentação saudável, beleza, saúde e bem-estar. Mas nada impede também de serem formados coworkings somente de moda, com diversos segmentos atendidos, ou de negócios variados, em que a moda esteja inserida.

… Eventos: os eventos são grandes disseminadores do mercado fitness. Por isso é ideal participar, estabelecer networking e ampliar a divulgação para seus consumidores nessas ocasiões.

… Marketing: a moda foi uma das principais responsáveis pelo sucesso dos influenciadores digitais. E isso muito se deu pelo investimento em marketing pelas empresas. Ainda bastante favorável para a moda, é importante que os empreendedores do segmento fitness destinem parte dos seus investimentos aos canais digitais, implementando diferentes estratégias – desde influenciadores, vídeos e relacionamento com seus consumidores, até parcerias.

… Acessórios fitness: as tecnologias vestíveis tiveram influência sobre o crescimento do mercado fitness. Chamados também de wearables, os dispositivos inteligentes possibilitam melhorar a performance na prática dos exercícios físicos.

As informações são baseadas na pesquisa SIS, realizada e publicada em 2019 por Sebrae / SC . A foto de ilustração é da coleção fitness da marca Ouse Use de Juruaia, Minas Gerais