Energia solar no Rio Grande do Sul ultrapassa 400 megawatts de geração distribuída

GebbegNews Energia Solar Fotovoltaica ABSOLAR
GebbegNews – Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR

Gebbeg News

Energia solar no Rio Grande do Sul ultrapassa 400 megawatts de geração distribuída

Rio Grande do Sul está em segundo lugar no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no País

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul acaba de ultrapassar a marca histórica de 400 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O estado ocupa a segunda posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

O estado gaúcho possui atualmente 34.674 sistemas em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Eles abastecem 41.852 consumidores, espalhados por 493 municípios. Com isso, 99,4% dos municípios gaúchos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

De acordo com a ABSOLAR, a geração distribuída solar do Rio Grande do Sul representa atualmente 13,5% da potência instalada total da modalidade no Brasil. Com isso, o Rio Grande do Sul fica atrás apenas de Minas Gerais, que recentemente atingiu a marca de 600 MW.

Um dos destaques no Rio Grande do Sul é o município de Caxias do Sul. Sozinho, ele é responsável por 15,4 MW operacionais e ocupa a décima posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País.

Para Mara Schwengber, coordenadora estadual no Rio Grande do Sul da ABSOLAR, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado gaúcho possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, comenta.